As relações entre Portugal e os Estados Unidos da América entre o século XVIII e o século XX, dão o mote para mais um ciclo de conferências promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do Museu Bernardino Machado, ao longo de 2018.
.
.
A primeira conferência, que acontece já no próximo dia 26 de janeiro, irá debater a temática “Portugal e a Revolução Americana no tempo das luzes”, com a presença do investigador do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”, Jorge Manuel Ribeiro. O debate realiza-se pelas 21h30, no Museu Bernardino Machado.
Recorde-se que a independência dos Estados Unidos surge precisamente na sequência da inspiração provocada pelas ideias iluministas de promoção do espírito crítico iluminado pela razão apoiado no conhecimento e desenvolvimento técnico, ideias essas que se espalhariam, a partir daí, por todo o mundo.
Os valores, até então tradicionais, foram substituídos nessa altura pela crença na liberdade, igualdade, natureza e individualismo, mas também no trabalho, ilustração e progresso. Estes valores, juntamente com os princípios de soberania nacional e contrato social acabariam por influenciar em definitivo as sequentes revoluções liberais pela Europa e pelo mundo e levar à afirmação de um modelo de sociedade que, ainda hoje, está na base da forma como vivemos, por exemplo, com separações nítidas entre os poderes executivo, legislativo e judicial.
.
Ao todo serão promovidas nove conferências com a participação de especialistas e investigadores, alguns deles bem conhecidos do grande público, sobre este tema das relações internacionais.
Para Norberto Cunha, o coordenador científico do Museu Bernardino Machado e investigador destas matérias, entre outros, autor e coordenador do livro “Europa – Multiculturalismo e Globalização”, o tema escolhido é de grande pertinência. “Num tempo de globalização, é natural que a atenção dos cidadãos se volte para os protagonistas internacionais, na procura de sinais do futuro, pois o “efeito dominó” de importantes decisões das principais potências mundiais é hoje não apenas uma estratégia política mas uma inevitável realidade”.
“Desde a queda do bloco soviético, que o neo-liberalismo tende a globalizar-se não apenas do ponto de vista económico, mas também no plano político, religioso e cultural, entre outros, e tem cabido aos EUA o protagonismo nesta mudança paradigmática”, salienta o responsável acrescentando que “neste âmbito é importante revisitar as relações multisseculares – e quase sempre amigáveis – que tivemos com este país desde o século XVIII até ao século XX”.
De entre o conjunto de conferências, para além desta primeira conferência no final da próxima semana, destacamos a 20 de abril “Edgar Allan Poe na literatura portuguesa da 2.ª metade do século XIX”, com Margarida Isabel de Oliveira Vale de Gato, no dia 25 de maio, “Americanismo e Anti-Americanismo na Cultura Portuguesa (séculos XIX-XX), com o Ernesto Castro Leal, ainda há bem pouco tempo presente nos Encontros de Outono, “O cinema norte-americano sob o olhar do Estado Novo”, com João Lopes, em 12 ou 19 de outubro, e a sessão de encerramento deste Ciclo com “A minha América… (leituras e vivências)”, com João Medina, em 9 de novembro.
.
O Museu Bernardino Machado, que completou em 2017, 15 anos, está instalado no Palacete Barão da Trovisqueira, um majestoso edifício do século XIX, localizado bem no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão. Para além da divulgação e valorização da figura de Bernardino Machado, um famalicense por adopção que foi Presidente de Portugal, por duas vezes, durante a I República, o Museu tem vindo a destacar-se na organização de diversos eventos, como estes ciclos de conferências ao longo do ano e os Encontros de Outono, bem como na produção de documentos essenciais a investigadores e historiadores.
.
PROGRAMA
Ciclo de Conferências 2018
“”As relações entre Portugal e os Estados Unidos da América do Norte (sécs. XVIII- XX) “”
1 – Portugal e a Revolução Americana no tempo das Luzes
Conferencista: Prof. Doutor Jorge Manuel Martins Ribeiro
Data: 26 de janeiro de 2018
Hora: 21h30
Local: Museu Bernardino Machado
2 – O Abade Correia da Serra e os Estados Unidos da América do Norte
Conferencista: Prof. Doutora Ana Simões
Data: 23 de fevereiro de 2018
Hora: 21h30
Local: Museu Bernardino Machado
3 – Os Estados Unidos da América nas “Memórias” do Conde de Lavradio Conferencista: Prof. Doutor Júlio Joaquim da Costa Rodrigues da Silva
Data: 23 de março de 2018
Hora: 21h30
Local: Museu Bernardino Machado
4- Edgar Allan Poe na literatura portuguesa da 2ª metade do século XIX
Conferencista: Prof. Doutora Margarida Isabel de Oliveira Vale de Gato
Data: 20 de abril de 2018
Hora: 21h30
Local: Museu Bernardino Machado
5- Americanismo e Antiamericanismo na Cultura Portuguesa (sécs. XIX-XX)
Conferencista: Prof. Doutor Ernesto Castro Leal
Data: 25 de maio de 2018
Hora: 21h30
Local: Museu Bernardino Machado
6 – A Influência de J. Dewey na obra pedagógica de António Sérgio
Conferencista: Prof. Doutor João Príncipe
Data: 15 de junho de 2018
Hora: 21h30
Local: Museu Bernardino Machado
7 – Tennessee Williams e a Censura em Portugal (1956-1972)
Conferencista: Prof. Doutora Eugénia Vasques
Data: 7 ou 14 de setembro de 2018
Hora: 21h30
Local: Museu Bernardino Machado
8 – O cinema norte-americano sob o olhar do Estado Novo
Conferencista: Prof. João Lopes
Data: 12 ou 19 de outubro de 2018
Hora: 21h30
Local: Museu Bernardino Machado
9 – “A Minha América… (leituras e vivências)” ok
Conferencista: Prof. Doutor João Medina
Data: 9 de novembro
Hora: 21h30
Local: Museu Bernardino Machado
Imagens: Museu Bernardino Machado (cartaz).