A FESETE – Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal anunciou uma greve num setor da economia essencial na região Minho, quer pelo volume de vendas, sobretudo para o estrangeiro, quer pelo volume de mão-de-obra empregue, para o próximo dia 23 de março. O Bloco de Esquerda, considerando justa a luta desses trabalhadores solidariza-se com a mesma. greve. Esta greve visa o aumento de salário e a melhoria das condições de trabalho.
Segundo a FESETE, os objetivos desta greve passam por protestar contra a recusa das empresas em aceder à exigência de aumentos salariais, ainda durante este ano, para os valores previstos de salário mínimo em 1 de janeiro de 2019, exigir um subsídio de refeição de 4,00€ e exigir melhores condições de trabalho e defender o direito à contratação coletiva, entre outras.
O Bloco de Esquerda, “tendo em vista evitar qualquer inação ou até mesmo bloqueio da parte das entidades patronais para aumentar os salários, com eventual assentimento do Governo, negociou com o PS o aumento faseado do salário mínimo.”
Considera o Bloco de Esquerda, em comunicado à imprensa, que “foi esta negociação que garantiu, na Assembleia da República, a aprovação pelo PS, pelo BE, pelo PCP e pelo PEV o aumento gradual do salário mínimo nacional até aos atuais 580 euros, em 2018, e aos 600 euros a 1 Janeiro de 2019.” O objetivo desta negociação foi a “reposição da perda salarial ocorrida nos últimos anos, particularmente com a política de austeridade e empobrecimento proposta pela Troika.”
No mesmo comunicado, o BE recorda o que tem vindo a afirmar nos últimos anos, considerando mesmo que a referida política foi aplicada “mesmo para além da Troika pelo anterior governo PSD/CDS em favor do capital.”
O Bloco de Esquerda revela-se favorável, e ao lado dos trabalhadores na sua luta, uma vez que entende haver condições de reivindicar aumentos salariais e a melhoria das condições de trabalho para os empregados dos referidos setores. Nesse aspeto, afirma-se “ciente não só da degradação das condições de trabalho, como do aumento da produtividade e da presente conjuntura favorável com maior procura interna e externa, a qual tem permitido o aumento de lucros.”
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.
O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.
Publicidade (promoções e tabelas em vigor ):
Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.
Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.
Contacte-nos para situações especiais.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.