A Associação Comercial de Braga (ACB) vai passar a chamar-se Associação Empresarial de Braga (AEB), para abarcar os setores da indústria e da construção e assumir-se como a voz de todos os empresários da região, foi hoje anunciado.
O presidente da Assembleia Geral, Pedro Fraga, disse à Lusa que os estatutos já estão alterados e que o processo de mudança de nome também está em curso.
“Estamos a fazer tudo o que é possível para que o novo nome seja oficial até 26 de maio, dia em que a associação faz 158 anos”, referiu.
O responsável sublinhou que a “nova” AEB vai colmatar a lacuna provocada pelo fim da Associação Industrial do Minho, declarada insolvente há cerca de três anos.
Entretanto, a associação, que já integra a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), vai também tentar a aderir à Confederação Empresarial de Portugal (CIP).
Paralelamente, o quadro de colaboradores da associação vai ser reforçado, com a integração de pessoal especializado nas áreas da indústria e da construção.
“Vamos entrar a sério num setor muito exportador e temos de procurar quadros que tenham experiência para apoiar as empresas e os empresários”, referiu Pedro Fraga.
‘É chegado o momento de a ACB alargar representatividade’
O presidente da Associação Comercial de Braga, Domingos Macedo Barbosa, sublinhou que as mudanças no mundo empresarial levaram a associação a sentir “que cada vez mais tem de ser a voz representativa de todos os empresários da região, sejam do comércio, da indústria, da construção, do setor automóvel, do setor agroalimentar, do turismo ou dos serviços”.
“Chegou o momento de alargar a nossa representatividade a setores e atividades económicas que não se reviam na adesão a uma associação que sempre representou e defendeu os interesses do comércio, turismo e serviços, conscientes de que todos juntos ficamos mais fortes”, referiu.
Frisou que a inclusão de novos setores “nunca representará um menor empenho na defesa dos setores do comércio, turismo e serviços.
“Nem por um segundo desfaleceremos na defesa dos interesses destes setores, apenas sabemos é que chegou o momento de alargar a nossa representatividade, aproveitando para criar sinergias com todos os setores de atividade com proveito mútuo”, acrescentou.
Estabelecimento de novas parcerias estratégicas
Domingos Macedo Barbosa disse estas mudanças estavam em análise desde 2019 e só não avançaram mais cedo devido à pandemia que emergiu em março de 2020.
“Há muitos anos que a ACB tem associados de vários setores, mas o nosso compromisso atual e futuro é criar uma estrutura que responda aos setores que normalmente não têm sido associados à nossa atividade”, afirmou.
A proposta de alteração da atual designação da associação será, em breve, submetida a apreciação e discussão em assembleia geral.
A AEB dará “especial atenção e enfoque” à criação de novas parcerias estratégicas com entidades da envolvente empresarial como universidades, institutos politécnicos, centros tecnológicos, associações setoriais e redes de cooperação empresarial a nível nacional e internacional.
Irá também avançar com a criação de um Conselho Estratégico com representantes de vários setores.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: ACB
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.