O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, marcou presença, esta semana na cerimónia de Assinatura de Contrato de Gestão do Sistema de Águas do Alto Minho que decorreu na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. A Águas do Alto Minho passa, a partir de agora, a ser responsável pela gestão dos sistemas de gestão de água nos territórios dos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, garantiu que este foi “um dia feliz” por marcar “o início de um processo de cooperação interinstitucional”, reforçando que “juntos, podemos fazer mais e melhor pelos nossos cidadãos”.
O edil vianense referiu que, com a nova empresa, a AdAM – Águas do Alto Minho, os 7 municípios poderão realizar mais intervenções que vão permitir alargar o melhorar os indicadores de abastecimento de águas e de águas residuais. “Cada um dá aquilo que tem e juntos somos mais fortes”, referiu José Maria Costa, assumindo que a nova empresa poderá ainda incluir os três municípios do Alto Minho que não aderiram.
“Esta é uma verdadeira comunidade de trabalho. Estou certo que estamos agora a começar a escrever um novo capítulo de um livro que será de grande sucesso”, frisou.
Este novo sistema integrado de gestão de águas na região do Alto Minho, constituído por parceria estabelecida entre o Estado e as autarquias, tem por objetivo melhorar a qualidade e sustentabilidade dos serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais na região através do “reforço do investimento e da ampliação de captação de fundos comunitários”, assinalou a publicação especializada AmbienteOnline.
De acordo com as informações veiculadas, esta parceria atribui à Águas do Alto Minho a exploração e gestão do sistema integrado de abastecimento de água e de saneamento abrangendo 5 400 quilómetros de rede e servindo cerca de 100 mil clientes, que correspondem a uma população residente de 204 mil habitantes nos sete municípios abrangidos.
Enfrentar as alterações climáticas, melhorar a qualidade de serviço e manter a proximidade, apostando no desenvolvimento das equipas e no desempenho operacional do sistema são ainda outros dos objetivos da nova empresa que tem como metas reduzir as perdas de água e dar pleno cumprimento das licenças de descarga, destaca ainda a AO.
Tendo em vista atingir tais objetivos, o Ministro do Ambiente referiu que este novo sistema vai permitir aumentar em muito o investimento previsto para os municípios, realçando que estão previstos investimentos na ordem dos 270 milhões de euros para os 30 anos da concessão.
AdAM integra quase todos os municípios do Alto Minho
Os sistemas de águas dos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira passam a ser assim geridos pela Águas do Alto Minho, uma empresa constituída pelo Grupo Águas de Portugal e as setes autarquias.
O Presidente do Grupo Águas de Portugal, João Nuno Mendes, referiu, por sua vez, que a empresa Águas do Alto Minho vai estar ao serviço de 240 mil habitantes, assegurando o serviço de 5.500 quilómetros de redes, corresponde 3.700 quilómetros a redes de Abastecimento de Água e 1.600 quilómetros a redes de Águas Residuais.
Através da nova empresa serão criadas novas lojas de atendimento em todos os municípios, será promovido um Serviço Central de Atendimento aos Clientes através de um balcão virtual e criado um Sistema de faturação unificado.
Como principais objetivos, a Águas do Alto Minho apresenta a redução de 1/3 das atuais perdas de água e a absorção de mais fundos comunitários, tendo já sido apresentadas 23 candidaturas e aprovadas 2.
Fontes: Município de Viana do Castelo e AmbienteOnline; Imagens: Município de Viana do Castelo
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983484
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*