A Universidade do Minho, em Guimarães, realizou a 5ª Race Party, a maior do género da Península Ibérica, com cerca de 150 alunos universitários e do secundário em provas de minicarros por descidas e acelerações. Os minicarros resultam de projetos realizados neste semestre letivo e seguem os princípios da engenharia, procurando desempenhos ótimos, soluções criativas, design inovador e preocupação ambiental, além de se fomentar o espírito de equipa. A iniciativa, organizada pelo Departamento de Engenharia Mecânica, decorreu no hall central da Escola de Engenharia e atribuiu prémios aos autores dos melhores trabalhos.
A Race Party by Lexus, que se iniciou na primavera de 2015, conta habitualmente com a presença de estudantes principalmente de Engenharia Mecânica, apresentando já uma dimensão comparável a eventos congéneres nos Estados Unidos da América. Com esta iniciativa procura-se que os estudantes desenvolvam projetos de caráter aberto, isto é, com várias soluções possíveis, através da realização de protótipos físicos e virtuais, adequando a complexidade ao seu grau de formação e à sua ligação à profissão.
Na “Corrida Só Acelera” constrói-se um carrinho do tipo dragster para, acionado por uma mola, percorrer cinco metros o mais rápido possível. Já na “Corrida Só Desce” é preciso conceber um carrinho do tipo pinewood derby, usando um bloco de madeira de pinho, quatro rodas de plástico e quatro pregos.
Há ainda o desafio “Lançamento de Projéteis”, em que se arquiteta um mecanismo capaz de lançar objetos, como uma bola de ténis de mesa.
“A Race Party é única em Portugal, com bastante impacto e interesse dos estudantes, que estão ansiosos por demonstrarem a eficiência e a performance dos carros que elaboraram ao longo do ano, com base nos conhecimentos científico-tecnológicos adquiridos”, explica o professor coordenador Paulo Flores, ligado ao Departamento de Engenharia Mecânica e ao Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS) da UMinho.
O evento, que decorreu no passado dia 6 de junho, está inserido nas atividades da disciplina Integradora II e captou o interesse do mercado, sendo apoiado por uma dezena de empresas e instituições, em especial a Lexus, que promoveu test drives para condução defensiva, a palestra “Contributo dos sistemas híbridos para a mobilidade” e ofereceu aos premiados das várias provas um dia aberto com uma visita à CaetanoBus e Aeronautic, em Gaia.
Imagens: UMinho
**
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983484
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*