ZERO - cimeira de Cibiu - Roménia - União Europeia - apelo - líderes europeus - ação climática - temperatuta - Planeta

Zero apela à ação climática na Cimeira (europeia) de Sibiu

 

 

Num apelo sem precedentes para a ação climática publicado hoje, 7 de maio, uma ampla coligação de organizações de defesa do ambiente exige aos líderes da Europa, prestes a reunir na Cimeira de  Sibiu, na Roménia, a tomada de medidas decisivas para responder à emergência climática, refere a Zero – Sistema Terrestre Sustentável, liderada por Francisco Ferreira, que tem vindo a defender uma transformação urgente nestas políticas, mais a mais sendo Portugal um dos países europeus em que a emergência climática é mais acentuada.

Centenas de cidades, regiões, empresas, grupos juvenis e religiosos e organizações europeias da sociedade civil que trabalham nas áreas do clima, direitos humanos, litigação climática, mobilização civil, desporto e saúde, reunidas na Climate Action Nework (CAN) exigem que os líderes europeus alterem profundamente a maneira como as nossas sociedades e economias se desenvolvem, no sentido de limitar o aumento da temperatura global em 1,5°C, assim evitando, ou minimizando, os efeitos das alterações climáticas.

O apelo para a ação climática surge na mesma semana em que os Chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) vão debater sobre o futuro da Europa, na Cimeira de Sibiu, na Roménia, em 9 de maio, e em plena campanha para as Eleições Europeias, que irão decorrer entre 23 e 26 de maio. Espera-se que as alterações climáticas sejam um assunto central em ambos os momentos, depois do tema ter ganho destaque na forma de protestos de jovens e cidadãos por toda a Europa, exigindo mais ação política.

Ação climática, prioridade para o futuro da Europa

Os signatários deste documento exigem que os líderes, atuais e futuramente eleitos, da UE respondam à mobilização pública, comprometendo-se publicamente a tornar a ação climática uma prioridade durante o debate sobre o futuro da Europa e nos debates eleitorais.

São cinco as prioridades de ação que as organizações signatárias destacam para o novo Parlamento Europeu e a Comissão Europeia, bem como para todos os governos dos Estados-Membros da União Europeia (UE):

  1. Comprometer para acelerar as ações necessárias para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, e atingir o objetivo de emissões líquidas nulas, logo que possível.
  2. Planear o fim do uso de combustíveis fósseis e fornecer um apoio forte à eficiência energética, às energias renováveis e aos cortes de emissões fora do setor de energia.
  3. Salvaguardar uma transição justa e justa e garantir que a UE reforce o seu apoio aos países em desenvolvimento para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.
  4. Aumentar os esforços para implantar a economia circular e aumentar a eficiência dos recursos.
  5. Reconhecer a proteção da biodiversidade e a restauração de ecossistemas como um componente crucial da ação climática.

Os signatários incluem algumas das maiores redes de cidades e regiões da Europa, tais como C40, Energy Cities, Climate Alliance, Fedarene, CPMR), grupos empresariais mais influentes, como a Corporate Leaders Group, Haga Initiative, Climate Leadership Council), organizações não-governamentais que acompanham os temas de clima e energia, como a Rede Europeia para a Ação Climática da qual a ZERO faz parte e é também signatária do documento) e membros de um movimento internacional de estudantes em greve, a Youth for Climate, Fridays for Future.

Para a ZERO, este apelo para a ação climática está em linha com as exigências dos movimentos juvenis e as reivindicações das famílias demandantes envolvidas no caso legal “Pessoas pelo Clima”, entre as quais se encontram três famílias portuguesas, para que as instituições europeias aumentem as metas de energia e clima para 2030 por forma a atingir o objetivo das emissões líquidas zero antes de 2050, e assim evitar os impactos das alterações climáticas que os cidadãos europeus já estão a sentir. Segundo a ONG, é agora tempo dos decisores da UE se posicionarem e se comprometerem com ações decisivas para enfrentar a emergência climática.climate - action call - clima - ação local - zero - terra - ambiente - clima - sustentabilidade

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

Que partidos são defensores, retardatários ou dinossauros do clima?

Imagens: CAN

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos o comprovativo e dados fiscais, por favor. Enviar-lhe-emos o respetivo Recibo para os efeitos que entenda por convenientes.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Deixe um comentário