A Casa ao Lado, de Famalicão, produz obra para a Coleção de Serralves

 

 

A Casa ao Lado, de Famalicão, vai dirigir a produção de uma obra de arte comunitária que irá integrar a Coleção de Serralves e que poderá ser vista na exposição ‘A Minha Casa É a Tua casa’ que poderá ser visitada na Casa do Território, no Parque da Devesa.

A Casa do Território, no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, irá receber a primeira obra de arte comunitária a integrar uma exposição itinerante da Fundação de Serralves. A obra será produzida no âmbito das oficinas associadas à exposição ‘A Minha Casa É a Tua Casa: imagens do doméstico e do urbano na coleção de Serralves‘.

A participação na produção da peça artística, que futuramente será integrada na exposição ‘A  Minha Casa É a Tua Casa: imagens do doméstico e do urbano na coleção de Serralves’, será gratuita e aberta à comunidade, esperando-se a adesão de mais de 200 pessoas das mais diversas faixas etárias, num projeto a desenvolver ao longo de duas sessões de trabalho – a primeira a realizar já este domingo, da parte da tarde, e a segunda agendada para 14 de abril.

“Dentro do contexto do que é uma casa, que cumpre a função de albergar e proteger, e da ideia de ter uma comunidade a trabalhar em conjunto na construção de uma sociedade, a peça a produzir vai partir do conceito da Torre de Babel”, revela Joana Brito, diretora do Centro Artístico – A Casa ao Lado, responsável pela orientação artística do projeto.

A mesma responsável adianta que se tratará de “uma intervenção artística social em que cada participante vai decorar um tijolo maciço com padrões de cor, de forma a que todo o conjunto de tijolos crie a forma de uma Torre de Babel em crescimento”.

Depois de produzida, esta peça artística será formalmente inaugurada a 1 de maio, no Parque da Devesa, sendo a única peça desta exposição itinerante de Serralves, que termina a 2 de junho de 2019, a permanecer no local.

À exceção da peça comunitária ‘Torre de Babel’, todas as obras expostas, num total de 12, são de autor, destacando-se os nomes de artistas consagrados como José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Gil Heitor Cortesão, Ângela Ferreira, Luís Palma, entre outros.

Os artistas e as obras da Coleção do Museu de Arte Contemporânea de Serralves presentes nesta exposição colocam o doméstico e o quotidiano no centro das suas preocupações, propondo diferentes interpretações daquilo que se entende por casa.

A exposição ‘A Minha Casa É a Tua Casa’ está patente na Casa do Território desde o dia 1 de outubro do último ano, como resultado de uma parceria estabelecida entre a Fundação de Serralves e o Município de Vila Nova de Famalicão e mediante a qual o município aderiu ao Conselho de Fundadores da Fundação, sendo que o projeto para a construção de uma instalação artística comunitária a integrar nesta exposição itinerante de Serralves surgiu no seguimento de uma parceria que a autarquia local mantém com o Centro Artístico – A Casa do Lado.

 

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Deixe um comentário