‘De outro modo’ reúne Sobral Centeno, Sá Coutinho e Manuel Porfírio

 

 

 

A exposição “De Outro Modo”, que abre as portas no sábado, 2 de fevereiro, na Galeria Municipal de Matosinhos, encontra-se inserida num programa mais vasto para 2019 da Galeria Municipal de Matosinhos. Esta programação arranca com uma exposição evocativa de coletivo artístico das décadas de 1960/70 com a curadoria de Bernardo Pinto de Almeida. Este ano vão ainda passar pela Galeria Municipal de Matosinhos obras de José Pedro Croft, dos surrealistas Eurico Gonçalves e Cruzeiro Seixas, bem como a primeira edição da Porto Design Bienalle.

Os artistas plásticos Sobral Centeno, Sá Coutinho e Manuel Porfírio iniciaram o seu percurso artístico nos anos 1960, na prestigiada Galeria Alvarez, no Porto, então dirigida pelo pintor Jaime Isidoro. Meio século depois, o percurso deste coletivo artístico vai ser revisitado na exposição “De Outro Modo”, que abre as portas no sábado, 2 de fevereiro, na Galeria Municipal de Matosinhos. A entrada é livre.

de outro modo - exposição - artes plásticas - matosinhos Considerada pelo crítico Bernardo Pinto de Almeida, que assina a curadoria e o texto do catálogo da mostra, como um importante contributo para a história – «que continua, em boa parte, por fazer» – da arte portuguesa na segunda metade do século XX, “De Outro Modo” procura dar a conhecer a memória de um percurso biográfico e de intervenção artística, cultural e social, aliado a uma permanente procura de expressão artística pessoal dos três autores. A exposição testemunha, assim, o programa criativo pessoal que revela os novos sentidos e as novas propostas de criação artística que os três artistas hoje desenvolvem.

A primeira exposição de 2019 da Galeria Municipal de Matosinhos, que estará patente até 16 de março, parte da intensa e contínua atividade de produção e intervenção artística de Sobral Centeno, Sá Coutinho e Manuel Porfírio, centrando-se nos projetos desenvolvidos entre 1969 e 1975 e no percurso coletivo realizado naquele período, implicado, solidário e fortemente enraizado no seu tempo histórico e nos movimentos artísticos, culturais e sociais que assinalavam e prenunciavam as profundas mudanças em curso no país.

“De Outro Modo” reúne, refira-se, obras realizadas por Sobral Centeno nos anos 1960 e 1970, novas figurações das obras de Sá Coutinho e, no caso de Manuel Porfírio, obras atuais que retomam as pesquisas visuais de há meio século.

«O trabalho dos três, visto de novo em conjunto, mas agora à distância do tempo, esclarece-nos grandemente não apenas da sua própria virtude e maturidade, apesar da juventude dos três artistas à época, tanto como de um clima experimental que se vivia então», escreve Bernardo Pinto de Almeida no texto do catálogo da exposição. «Que reapareçam, agora, reagrupados, lembrando justamente o que fizeram através de obras que felizmente foram conservadas, é ato de elementar justiça histórica», acrescenta.

Este ano vão ainda passar pela Galeria Municipal de Matosinhos exposições de José Pedro Croft, dos surrealistas Eurico Gonçalves e Cruzeiro Seixas e da primeira edição da Porto Design Bienalle, organizada pelas câmaras municipais de Matosinhos e do Porto. A galeria tem, recorde-se, desenvolvido um intenso programa expositivo desde a sua criação em 2005, tendo apresentado nos últimos anos exposições de artistas tão relevantes como Júlio Pomar, Júlio Resende, Fernando Lanhas, Jorge Pinheiro, Julião Sarmento, Alberto Carneiro, Ângelo de Sousa, Ruy Anahory, José Emídio, Alberto Péssimo, Joana Rêgo, Zulmiro de Carvalho, Alfredo Cunha, Luís Ferreira Alves ou Álvaro Siza Vieira.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página

Imagens: DR

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Deixe um comentário