Amanhã, 10 de novembro, no Auditório da Câmara Municpal de Barcelos, irá decorrer a partir das 14h30 uma sessão cultural de homenagem ao ilustre bispo e missionário de origem barcelense, D. António Barroso. No âmbito do mesmo evento, no final desta sessão, a exposição itinerante que se encontra patente até ao dia 17 de novembro na Sala Gótica dos Paços do Concelho de Barcelos será objeto de uma visita especial a realizar pelos conferencistas, entidades oficiais e demais público participante na já referida sessão.
A sessão cultural é constituída por um conjunto de 3 conferências, de acordo com o seguinte programa:
- “D. António Barroso: o Cidadão, o Político e o Bispo”, pelo Prof. Dr. Matos Ferreira, da Universidade Católica;
- “D. António Barroso, Bispo do Padroado”, pelo Dr. Amadeu Gomes de Araújo, Vice-Postulador da Causa da Canonização;
- “D. António Barroso e Dr. Martins Lima: encontros e desencontros de dois barcelenses ilustres”, pelo Dr. Victor Pinho, Bibliotecário do Município de Barcelos.
- O Padre Manuel Vilas Boas, jornalista da TSF, participará também na sessão na qualidade de moderador.
A exposição
Intitulada «Pelos caminhos do mundo», a exposição missionária evocativa de D. António Barroso, antigo missionário em Angola, bispo de Himéria, em Moçambique, de Meliapor, na Índia e na diocese do Porto, apresenta três momentos. O primeiro é constituído por um conjunto de roll-ups (cartazes) que, apostando essencialmente na imagem, procuram apontar para uma entidade divina que faz caminho com as pessoas e que as envolve no seu projeto de vida para todos. Uma série de objetos que falam do encontro de culturas e religiões é a proposta do segundo bloco. E, finalmente, o terceiro, em forma de jogo, procura envolver o visitante na aventura de percorrer os caminhos do mundo.
A exposição dará relevo especial à figura do missionário de Remelhe, D. António Barroso, numa altura em que se comemora o aniversário do seu nascimento e passam 100 anos do seu falecimento.
A exposição decorre, também, na perspetiva do Mês Missionário Extraordinário (outubro de 2019), proposto pelo Papa Francisco, e coincide com a celebração do Ano Missionário (outubro de 2018 a Outubro de 2019), sugerido pela Conferência Episcopal Portuguesa.
Posteriormente, a exposição percorrerá outros espaços do país, lançando-se, ela mesma, na aventura dos caminhos da missão.
A exposição foi preparada pelos institutos missionários “Ad Gentes” que se dedicam à evangelização em Portugal e no mundo.
Fonte: Município de Barcelos
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL