Adriana Temporão, de 31 anos e natural de Valença, dirigente distrital e nacional do Bloco de Esquerda, é a candidata escolhida pelo partido para liderar a lista de candidatos a deputado pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo às eleições de 10 de março de 2024.
Doutorada em Ciências Biomédicas na área da Parasitologia, Adriana Temporão trabalha atualmente na área dos ensaios clínicos. Feminista e ativista ambiental, pela defesa dos direitos dos animais e contra a precariedade dos trabalhadores científicos em Portugal, crê o Bloco de Esquerda que a dirigente bloquista de Valença é, no círculo eleitoral de Viana do Castelo, o reforço ideal no sentido de travar “a derrapagem para o pântano político e para a estagnação social em que o país mergulhou”.
Para lá disso, Adriana Temporão irá impor compromissos claros na defesa do Alto Minho, refere o Bloco de Esquerda. A jovem política do Alto Minho foi na altura eleita para a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, em junho passado, aquando da eleição de Mariana Mortágua como líder do partido na Convenção nacional.
Embora à época ainda não se vislumbrassem eleições legislativas a tão breve prazo, a nova liderança partidária que substituiu Catarina Martins apresentou um conjunto de propostas para um novo contrato com o país que garanta salários decentes aos trabalhadores, bem como mais investimentos na Saúde – incluindo um novo Serviço Nacional de Cuidados que dê segurança às pessoas, mas também na Escola pública e na Habitação. Mariana Mortágua assumiu também o objetivo de o Bloco ser a terceira força política mais votada nas próximas eleições europeias de junho de 2024, entretanto atualizado e desejado também para as mais próximas eleições legislativas que irão decorrer em março.