Uma das prioridades da MUBi é sensibilizar para a inclusão das mulheres na mobilidade ativa. Assim, neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, foram convidadas 8 mulheres para, em +Map – Mulheres a Pedalar, darem a conhecer as suas experiências, lutas e percepções diárias enquanto utilizadoras regulares da bicicleta como meio de deslocação na cidade.
Por esta mesma altura, em 2022, a Associação pela Mobilidade Urbana divulgou um manifesto com um conjunto de reivindicações por um ambiente urbano e de mobilidade mais inclusiva e propícia ao uso da bicicleta.
No manifesto, que se mantém perfeitamente actual naquilo que exige à sociedade e aos decisores políticos, ambiciona-se ambientes urbanos universais e acessíveis a todas as pessoas, independentemente do seu género, idade, etnia, religião, nacionalidade e orientação sexual.
Na esteira do manifesto, o +MAP pretende vir a ser um espaço para criar comunidade em torno das questões de género, abordando as lacunas evidentes no que toca à utilização da bicicleta pelas mulheres (apesar de haver uma evolução positiva, em 2020, apenas 26% das pessoas a usar a bicicleta em Lisboa eram mulheres*) e derrubando preconceitos e obstáculos sociais.
Pretende, assim, a MUBi:
- Incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e modo de libertação humana, económica e social.
- Influenciar políticas públicas e agentes sociais, promovendo a reflexão sobre questões de género e de acessibilidade ao espaço público e mobilidade ativa.
- Esclarecer acerca de narrativas dominantes sobre papéis sociais e dificuldades, obstáculos, práticas e mitos sociais instituídos relacionados com o uso da bicicleta.
- Partilhar experiências, dificuldades e conquistas entre pares, enquanto espaço de valorização, livre de restrições e aberto ao diálogo.
- Desafiar mais mulheres a pedalar, tornando assim as cidades mais diversas, mais seguras, mais justas e mais humanas.
- Sensibilizar o universo masculino para uma maior consciencialização do seu privilégio na sociedade, particularmente relacionado com o planeamento urbano e infraestrutura para uso da bicicleta.
+MAP integra rede Cidade Ciclável de Lisboa
O +MAP – Mais Mulheres a Pedalar está integrado num projecto mais abrangente para tornar a cidade de Lisboa mais inclusiva. A rede Cidade Ciclável, que a MUBi está a melhorar para ser mais completa e incluir novas funcionalidades, pretende incluir, à luz de necessidades específicas, as mulheres e grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas LGBTI).
Este projecto está a ser desenvolvido no âmbito do Urban Mobility Innovators – Voxpop, co-financiado pela European Urban Initiative e pela Câmara Municipal de Lisboa, que procurou soluções digitais inovadoras para ajudar a resolver os desafios de mobilidade de comunidades mais vulneráveis em Lisboa.
MUBi procura criar um ecossistema de mobilidade mais acessível e inclusiva
Com o projeto Cidade Ciclável – Mais Mulheres a Pedalar, a MUBi pretende alcançar uma maior justiça social e de género na utilização da bicicleta, possibilitando o registo de ocorrências de assédio rodoviário e zonas de perigo, ajudando não só os utilizadores e as utilizadoras da bicicleta a tomar decisões mais seguras, mas também os decisores políticos na identificação de áreas problemáticas.
O conjunto de conteúdos do Cidade Ciclável irá ser substancialmente melhorado, numa lógica de co-construção, decisões informadas e participadas, contribuindo para criar um ecossistema de mobilidade mais acessível e inclusiva.
Imagens: 0) Florian Schmetz / Unsplash, 1) MUBi