O Codesso

 

 

Por pertencerem à mesma família (Fabaceae), tanto o codesso com a giesta de flor amarela – como, por exemplo, a Spartium junceum, muito rara no Norte do país – podem gerar alguma confusão aos observadores menos atentos. Porém, as diferenças são notórias quando prestamos um pouco mais de atenção. As giestas apresentam uma floração muito mais densa que os codessos e é caduca, enquanto a do codesso é persistente, trifoliada e com pecíolos muito mais compridos.

CODESSO parece ser a grafia correcta, e não CODEÇO como é referido em alguns textos. Mas para mim a maior dificuldade foi diferenciar as três espécies mais difundidas em Portugal: Adenocarpus lainzii (Castrov.) Castrov. (na imagem publicada em destaque, na capa do artigo); Adenocarpus complicatus (L.) J. Gay in Durieu; Adenocarpus anisochilus Boiss.

A. complicatus e A. anisochilus (UTAD)

Sendo que as folhas e flores das três espécies são muito semelhantes, poderíamos recorrer à sua distribuição geográfica para nos facilitar a tarefa, uma vez que, de acordo com a página do Jardim Botânico da UTAD, a A. lainzii e a A. complicatus estão presentes apenas no Norte e Centro do país, já a A. anisochilus surge apenas nas zonas mais a sul, incluindo quase todo o Algarve.

Baseando-nos nestas informações teremos agora de saber que diferenças existem entre as duas espécies que se encontram mais a norte. Uma vez que ambas são semelhantes, com folhas, flores e frutos (vagens) que parecem idênticas à primeira vista, verificamos numa observação mais atenta que o cálice das flores da A. lainzii está coberto por uma espécie de glândulas bem visíveis a olho nu, enquanto o da A. complicatus é pubescente.

A. lainzii (José Alberto Salgado) e A. complicatus (UTAD)

Devo referir ainda que, na literatura disponível, existe informação contraditória sobre a existência de apenas uma espécie de Adenocarpus no Minho, a A. lainzii. A verdade é que, pelo que tenho observado desde que me interessei por estes arbustos, essa afirmação parece ser verdadeira.

‘Cotoneaster horizontalis Decne’ e ‘Cotoneaster lacteus Medik’ – plantas tão parecidas que até se confundem

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Deixe um comentário