Por estes dias, Gisela João, essa enorme fadista natural de Barcelos, deu a conhecer o primeiro single do seu terceiro álbum, um dos discos mais aguardados na música portuguesa em 2021: AuRora. O single intitula-se Louca e corresponde à evolução que se esperava para a artista, mostrando uma sua faceta mais madura, quer enquanto cantora quer enquanto mulher.
A cantora começou apenas agora a desvendar o seu AuRora, produzido antes da pandemia de Covid-19. O disco esteve mais de um ano à espera para ser lançado, aguardando dias mais propensos à sua comercialização e a espetáculos. Esta sexta-feira, foi também publicado o 2º single – Já não choro por ti -, sendo que será ainda publicado um terceiro single – Canção ao coração -, antes do lançamento do álbum que deverá ocorrer em abril.
Para lá disso, o novo disco é também aguardado porque a ausência de novas gravações da cantora há muito se fazia sentir. Até agora, Gisela lançou apenas o seu disco homónimo, em 2013, que a revelou a Portugal e ao mundo, e Nua, o segundo trabalho da discografia, editado em 2016.
Esta nova canção tem música e letra de Marco Pombinho. Os arranjos musicais são do norte-americano Michael League, líder e produtor dos Snarky Puppy.
Quando apareceu, Gisela João teve um fortíssimo impacto no fado e na música nacional, apresentando uma voz singular – ainda mais poderosa e segura nesta gravação – e uma força em palco surpreendente, tendo o seu primeiro disco sido um retumbante sucesso. No novo disco, a artista prossegue o seu caminho de aprofundamento da sua ligação ao fado de matriz genuína e tradicional, mesmo quando adiciona ligeiras sonoridades eletrónicas a acompanhar e contextualizar em roupagens contemporâneas a sua música.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Fado | Gisela João é a artista convidada do Festival de Fado
Imagens: SET