A pessoa
Lembro-me do Nelson Xize desde aquelas noites fantásticas em que tocávamos e cantávamos no C.A.R. – Círculo de Arte e Recreio de Guimarães, dos projetos que já tivemos juntos e de quando nos divertíamos a valer. O que pouca gente sabe é que ele é um excelente rapper! É um artista extremamente versátil e quando encara um projeto leva as coisas muito a sério – incluindo a diversão.
Tudo começou para ele quando há muitos anos fez um desenho dum flyer a caneta bic preta e passado uma semana tinha 40 alunos. É uma pessoa confiante e persistente. É brincalhão e espontâneo e ao mesmo tempo muito sério a nível profissional. Não gosta de falhar prazos. Compete consigo mesmo e gosta de desafios que o façam evoluir. Enquanto artista é uma espécie de lobo solitário, mas sempre rodeado de boa companhia.
O Xize está neste momento numa fase de criação mais individual e intimista e tem, felizmente, a possibilidade de viver a 100% do mundo da arte, trabalhando em projectos de desenho, ilustração, pintura, arte em mural e teatro. É apologista do lema “mente sã em corpo são” e foi praticante de capoeira brasileira. É um vimaranense atento e participativo, tendo já representado Guimarães em Dijon e tendo recentemente feito um trabalho “gigante” que bem demonstra essa paixão pela nossa cidade: ‘Tributo a Guimarães’.
O trabalho e a criação
De nome artístico ‘Nelson Xize’, é natural de Guimarães, tem 34 anos e é licenciado em Artes e Desenho, pela ESAP/G (Escola Superior Artística do Porto-Guimarães), desde 2007. Actua no panorama artístico desde 2003, tendo participado em diversas exposições colectivas e individuais, formações e workshops, peças de teatro e outros eventos pontuais.
O Nelson Xize trabalha como artista freelancer, professor de expressão plástica, ator de teatro e é membro fundador dos projetos de animação teatral e musical “Trupe Sei”, de teatro infantil com fantoches “FunnyToches” e da Associação Cultural Astronauta.
Ao absorver tudo de todas as formas, explora nos seus trabalhos o onírico, surreal, político, urbano, com tons de sátira provocatória da sociedade atual.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: DR
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.