Fão realizou este domingo as comemorações do 45º aniversário de elevação à categoria de vila na manhã deste domingo, no jardim do Cortinhal, no centro da localidade. Data de grande relevância para os fangueiros, não poderia deixar de ser assinalada, tendo contado com a presença do presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, que fez as honras da cerimónia.
As celebrações deste aniversário da elevação a vila, promovida pela União de Freguesias de Apúlia e Fão, compreenderam o hastear da bandeira de Fão, ao som do hino “Fão Linda Terra Minha“, seguindo-se a entrega do Prémio Figura do Desporto Fangueiro do Ano e a plantação de pinheiros mansos, na marginal entre a Pousada da Juventude e a Ribeira do Couto.
Desagregar Fão e Apúlia novamente?
Numa altura em que está em discussão a proposta de lei para a desagregação das Uniões de Freguesias, revertendo a decisão de 2013, Benjamim Pereira prestou homenagem à população de Fão que tem mantido acesa, desde então, a luta pela autonomia administrativa. Deixou, por isso, uma mensagem de esperança num futuro melhor para o concelho e suas gentes.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Esposende disponibilizou-se para promover um debate sobre o assunto, em reunião com os autarcas das freguesias potencialmente abrangidas por este processo de reorganização administrativa. O debate acontecerá na próxima terça-feira, 12 de janeiro, pelas 18 horas.
Imagem: MEPS