Ideias para o turismo de natureza: procuram-se

 

 

O Turismo de Natureza e os seus adeptos talvez não estivessem à espera deste desafio, mas a Super Edition da Tomorrow Tourism Leaders (TTL) lançou um repto a toda a comunidade em busca de uma ideia mesmo especial.

Trata-se de uma edição extraordinária do TTL aberta a todas as pessoas, nomeadamente empreendedores – mas não só -, com “vontade em fazer a diferença e dar um contributo para tornar Portugal um destino turístico mais sustentável, desta vez através do produto Turismo de Natureza”.

Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition decorre em formato de competição nacional com o objetivo de encontrar novas soluções e criar oportunidades para uma das sete regiões turísticas nacionais (Açores; Alentejo e Ribatejo; Algarve; Centro; Lisboa; Madeira; e Porto e Norte).

500 palavras… e concorre a 5.000,00 euros

O desafio passa por aqui: ‘O Turismo precisa de ti! Envia uma Super ideia para desenvolver o Turismo de Natureza na tua região.

Descreve aqui a tua ideia, tendo em consideração a criatividade e inovação da mesma, e a sua relevância para a Região (limite de 500 carateres)’.

É difícil? Participar é para todos…

As necessidades estão previamente identificadas: apoiar as comunidades locais, respeitar a cultura e a preservação do património natural e edificado e mitigar os impactos negativos no meio ambiente. São prioridades globais que refletem o momento atual, marcado pela crise pandémica. Para lá disso, possibilitam gerar respostas adequadas para os territórios se desenvolverem social e economicamente através do Turismo.

… mas ver implementar o projeto vencedor é apenas para um

O vencedor do Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition irá ver o seu projeto ser implementado em colaboração com a respetiva Entidade Regional de Turismo (ERT), já que estas entidades são responsáveis pela promoção e desenvolvimento turístico regional em alinhamento com as diretrizes nacionais para a área do turismo.

De novembro a fevereiro

Quem quiser participar, poderá fazê-lo até 22 de novembro. Na fase de pré-seleção, os interessados, ainda a título individual, devem explicar, até 500 caracteres, a sua ideia para desenvolver o turismo de Natureza na sua região. Após a seleção das melhores respostas, inicia-se a fase de apuramento (de 30 de novembro a 31 de dezembro) na qual os candidatos têm de apresentar a sua proposta com mais detalhe. A final está marcada para 22 e 23 de fevereiro, num evento que se prevê híbrido, mediante o evoluir da situação epidemiológica. Toda a informação está disponível em www.ttl.pt.

Critérios de escolha

O júri vai avaliar os projetos de acordo com vários critérios, mas tendo sempre subjacente a integração do conceito de desenvolvimento sustentável. Criatividade e inovação; capacidade de execução e viabilidade económica; e os impactos ambiental, económico e social serão considerados nas diferentes etapas da competição.

Fórum Turismo e Super Bock Group lançam o desafio

Rui Lopes Ferreira, CEO do Super Bock Group, o proprietário do ‘tal sabor autêntico’, afirma que “é prioritário criar um modelo de economia verdadeiramente inteligente, circular e inclusivo que permita repensar o papel das comunidades e as sirva em pleno. E isso pode ser construído através do Turismo”.

Já António Marto, presidente do Fórum Turismo refere que “chegou o momento de repensar e inovar a união do Turismo com a Natureza. Hoje concretizamos o que temos vindo a desenhar ao longo dos últimos meses: uma competição nacional que procura soluções locais para continuar a garantir a qualidade turística do país”.

A iniciativa conta com o apoio do Turismo de Portugal.

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Imagem: Paulo Costa

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