É um dos ex-libris da Trofa e ganha cada vez mais projeção. O Parque das Azenhas, na margem do Rio Ave, é um dos lugares mais escolhidos para a prática desportiva na zona norte, nomeadamente por atletas profissionais, destacando-se pela sua paisagem natural.
As obras de requalificação das margens do Rio Ave fizeram surgir, na sua margem esquerda, aquele que se transformou num dos mais visitados parques da zona norte. Situado no Município da Trofa, o Parque das Azenhas foi criado com o objetivo de preservar o património natural e edificado que marca o local, objetivo que não passa despercebido aos olhos de quem visita.
A crescente frequência do espaço tornou-se notória desde a sua abertura ao público, em 2017, mas tem-se acentuado nos últimos anos.
O espaço é, aliás, tido como de eleição não só para amantes da prática de atividade física, como também por atletas profissionais, que aqui preparam as suas provas. É o caso da atleta olímpica e Campeã Europeia Sara Moreira, e ainda dos irmãos Davide e Joaquim Figueiredo, que, não sendo atletas olímpicos, são atletas medalhados em provas mundiais e europeias de atletismo veterano. A escolha prende-se também com devido à localização do parque, na zona Norte do Concelho, com os bons acessos do mesmo, e com os parques de estacionamento existentes junto a várias entradas do Parque, além do percurso sem desníveis, o que facilita atividades como marcha e corrida.
O Parque das Azenhas dispõe de um percurso linear com, aproximadamente, cinco quilómetros, que os visitantes podem utilizar para conhecer a zona. Um trilho interpretativo e informativo, que acompanha a margem do Rio. Aqui, a contemplação faz-se pelas várias azenhas, açudes, pontões, esteios e ramadas, presentes ao longo de todo o percurso. O percurso pode ser realizado a pé ou de bicicleta, sendo que os seus visitantes podem alugar este meio de transporte no local, e em breve o Parque será também dotado de trotinetas para utilização partilhada, – as Trofinetes.
Para além deste circuito, o parque liga vários pontos da cidade, e possui ainda instalações sanitárias, um centro de apoio à visitação, que abre sob marcação, dando a conhecer a flora e a fauna ali existente.
Fonte: Município da Trofa; Imagens: Luís Costa
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*