Reconhecimento | Duas investigadoras do INL recebem prémios da La Caixa no valor de 1 milhão de euros cada

 

 

Lorena Diéguez, líder do grupo de investigação Medical Devices, e Jana B. Nieder, líder do grupo de investigação Ultrafast Bio- and Nanophotonics, ambas investigadoras do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, vão contar, nos próximos três anos, com o apoio da Fundação “La Caixa” – que promove a terceira edição dos Projetos de Investigação em Saúde 2020 – para dois projetos distintos com um valor total de cerca de 2 milhões de euros.

O projeto “BioPrinted hydROgel MicrofluldicS to mimic patient-specific tumor mEtastatic microenvironment” (PROMISE), premiado com 981.675 €, pretende ajudar os pacientes com cancro colorretal, que habitualmente apresentam um bom prognóstico quando o tumor é localizado de forma atempada.

A partir do momento em que o cancro se espalha e ocorre a metástase, as opções terapêuticas são limitadas e torna-se difícil prever a resposta do paciente ao tratamento oncológico escolhido.

Os novos métodos de bioimpressão em 3D permitem a geração de modelos de células tridimensionais que imitam a fisiologia humana para testar novas estratégias terapêuticas em laboratório. Esses modelos têm a vantagem de imitar com precisão o tumor específico do paciente e respetivo ambiente circundante.

Uma biópsia líquida pode monitorizar de forma não invasiva a resposta terapêutica em tempo real, através do estudo das células tumorais que estão na corrente sanguínea e que são responsáveis ​​pelo processo de desenvolvimento de metástases ou tumores secundários.

Este projeto, que combina a bioimpressão em 3D e técnicas avançadas de biópsia líquida num dispositivo “organ-on-a-chip”, tem como objetivo fornecer aos médicos novas ferramentas para entender e acompanhar em permanência a evolução da doença em pacientes com cancro colorretal metastático e, desta forma, melhorar a respetiva taxa de sobrevivência.

Diamond4Brain: melhorar compreensão da doença de Parkinson, o diagnóstico precoce e desenvolver novos tratamentos

O INL vai ser a instituição-sede do projeto “Diamond photonics platforms for synaptic connectivity assessment in healthy and Parkinson disease neuronal models” (Diamond4Brain), coordenado por Jana B. Nieder em colaboração com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (Portugal).

A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente no mundo. Só na Europa, mais de um milhão de pessoas estão diagnosticadas com esta patologia, o que reduz a respetiva qualidade de vida bem como a de quem as rodeia. Atualmente, existem apenas algumas ferramentas de diagnóstico ou opções terapêuticas.

Este projeto vai aplicar as mais recentes tecnologias em mecânica quântica para medir mudanças na atividade e conectividade dos neurónios, através de nano-sensores de diamante que emitem luz fluorescente em resposta às mudanças na temperatura das células e no campo magnético.

Esta investigação, que obteve o apoio de 999.982 €, caracteriza-se pelo recurso a uma tecnologia com elevada sensibilidade e vai ser testada em cérebros em miniatura (organóides) para validar a técnica em neurociência. Esta técnica vai permitir uma melhor compreensão da doença de Parkinson, melhorar o diagnóstico precoce, para além de permitir desenvolver tratamentos mais precisos e eficazes.

Prromise: bioimpressão 3D, uma nova ferramenta para melhorar as taxas de sobrevivência ao cancro

Outro projeto, que envolve a investigadora do INL Lorena Diéguez, é liderado pelo Institut de Bioenginyeria de Catalunya, e coordenado por Elena Martínez, incluindo também Elena Elez, da Fundació Institut Investigació Oncològica Vall Hebrón (VHIO), ambos da Espanha.

O “La Caixa” Health Research Projects 2020 é um dos programas de apoio a projetos científicos mais competitivos, com um orçamento global de 18 milhões de euros, tendo recebido 600 candidaturas, das quais apenas 25 foram selecionadas para este prestigiado prémio, o que representa uma taxa de sucesso de apenas 4%.

Os projetos selecionados vão agora ser executados até setembro de 2023, altura em que devem ser apresentados os resultados das investigações.

 

Fonte e Imagens: INL; Imagens: (0) INL/José Olgon (ed VN), (1) Fundação La Caixa

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Deixe um comentário