Urbanismo | Famalicão estende saneamento básico

 

 

As zonas de Vale do Este, Vale do Pelhe, Vale do Ave e Vale do Pele, no concelho de Vila Nova de Famalicão vão receber um investimento de quase três milhões de euros para a ampliação da rede de saneamento básico, servindo quase quatro mil habitantes ao longo de cerca de 42 quilómetros de rede.

As primeiras intervenções abrangem as freguesias de Fradelos e Vilarinho das Cambas e a União das freguesias de Arnoso Santa Maria, Arnoso Santa Eulália e a freguesia de Nine e foram aprovadas esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal. As próximas obras serão propostas ao longo das próximas reuniões.

“Trata-se de uma nova frente de obras que a Câmara Municipal vai avançar em breve, assumindo a totalidade do investimento, não havendo nenhuma comparticipação comunitária ou estatal”. Enquanto no passado, as obras de saneamento básico “faziam-se sempre com comparticipação comunitária, hoje os apoios são zero, o que comporta um esforço municipal muito maior do que é habitual”, sublinhou Paulo Cunha.

O autarca salientou que “no final deste mandato, poderemos concluir que nunca na história de Famalicão, em quatro anos, foi feito um tão grande volume de obra de água e saneamento com esforço municipal, isto é, com montante do orçamento municipal”. Além disso, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão esclareceu ainda, a autarquia está a “fazer um esforço muito maior, uma vez que esta rede serve menos fogos do que servia no passado. Porque estamos a ir agora à população que está mais dispersa, isso significa mais esforço municipal e menos retorno, o que vamos receber em termos de taxa é muito menor”, afirmou o autarca.

Com estas obras a cobertura da rede de saneamento no concelho irá passar de 83,4 por cento para 88,7 por cento.

Para já, avançam as obras no Vale do Rio Ave, em Fradelos e Vilarinho das Cambas, numa extensão de 5,3 quilómetros e a construção de 185 ramais domiciliários, num investimento de mais de 350 mil euros.

Avançam também as obras no vale do Rio Este, na União das Freguesias de Arnoso Santa Maria, Arnoso Santa Eulália e a freguesia de Nine, numa extensão de 7,1 quilómetros e a construção de 224 ramais domiciliários. O investimento é de cerca de 500 mil euros.

Fonte e Imagens: Município de Famalicão

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Deixe um comentário