A Galeria Municipal de Arte de Barcelos tem patente, até 13 de setembro, a exposição de pintura “Doze D’Arte”, um coletivo de 12 pintores que se foram conhecendo através de diversas exposições individuais e coletivas de cada um dos seus elementos.
A exposição foi inaugurada na sexta-feira, 11 de julho e, devido às restrições em termos de ocupação de espaços fechados, a mesma contou apenas com a presença da curadora da exposição, Isabel Patim, de três artistas e da Vereadora da Cultura, Armandina Saleiro.
A Vereadora salientou a importância desta exposição em que “artistas de renome participam e levam o nome de Barcelos mais longe. Uma exposição com obras excecionais onde o contributo da curadora e dos artistas contribuíram para a sua realização num momento tão delicado como este que estamos a viver devido ao Covid-19”.
Por sua vez, Isabel Patim, curadora da exposição, agradeceu todo o apoio dado pelo Município de Barcelos e lembrou que “esta exposição é muito importante e uma mais-valia no panorama cultural da Galeria de Arte”.
“O que me desafia é o desafio do diálogo, de vários diálogos, que procuro, como comissária desta exposição, encetar, compreendendo as necessidades dos autores e dos públicos, das cidades e dos seus espaços. O coordenador do grupo Doze d’Arte, o artista Mutes, colocou este coletivo de 12 artistas no meu caminho. “Out of the way”, título da exposição aqui catalogada, colocou-me no caminho e no espaço da minha cidade berço e é uma honra para mim estar em Barcelos com esta exposição”.
A abertura ao público aconteceu no sábado, dia 14, com a presença de artistas e visitas orientadas onde as diferentes formas de fazer pintura, através do processo criativo individual de cada um, e que despertaram a curiosidade de quem a visitou.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 17h30, e aos sábados e domingos, das 14h00 às 18h00. Para visitar a exposição e participar nas visitas orientadas precisa efetuar contacto prévio e proceder à respetiva inscrição através do email: galeriamunicipaldearte@cm-
Esta exposição mostra obras de pintores de norte a sul do país: Ana Camilo, Carlos Godinho, Carlos Saramago, Dila Moniz, Luiz Morgadinho, Martinho Lima, Miguel Silva, Mutes, Paulo Sanches , Polen, Raf Cruz e Vitor Zapa. A curadoria fica a cargo de Isabel Patim.
Fonte: Município de Barcelos; Imagens: (0, 3) Município de Barcelos, (1, 2) Miguel Silva
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.
A Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e plural, é gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.
Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.
A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
Contamos consigo.
*
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.
*