No próximo sábado, 2 de maio, pelas 15h00, a Campo Aberto, associação ambientalista dirigida por José Carlos Marques, com sede no Porto, e o grupo informal Covideos que no facebook tem vindo a debater as problemáticas ambientais em época de Covid-19, nomeadamente em torno da energia, urbanismo e economia, realizam, um debate online com Jorge Ferreira, engenheiro agrónomo especialista em agricultura biológica e sócio-gerente da Agro-Sanus.
Por estes dias, “a Covid-19 pôs em evidência a fragilidade alimentar em que nos encontramos. Com culturas intensivas, como o olival que se encontra em crescimento acentuado com prejuízo de outras culturas também essenciais – Portugal importa, por exemplo, 95% do trigo que consome – os impactes no ambiente são vastíssimos e põem em causa a nossa segurança alimentar”, considera a Campo Aberto.
Neste debate abordar-se-á a situação atual da agricultura em Portugal, a sua sustentabilidade (ou falta dela), riscos acrescidos como os que colocam as alterações climáticas, bem como o que fazer para compatibilizar agricultura e ambiente. A melhoria da fertilidade do solo e a sua regeneração pode ser a solução para dois problemas – sustentabilidade ambiental da produção agrícola e alterações climáticas.
Jorge Ferreira é licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, onde foi também professor convidado. Especialista em agricultura biológica e pomicultor biológico na zona norte do Ribatejo, ajudou a fundar a associação Agrobio, em 1985, e fundou, em 1999, a empresa Agro-Sanus. Colabora com a Organização Não Governamental “Plataforma Transgénicos Fora” e é membro do Conselho de Certificação da CertiPlanet.
Para participar na conversa, basta clicar em ZOOM e seguir as instruções, tendo desde logo em conta que poderá ser preciso instalar uma pequena aplicação no computador ou telemóvel.
Imagens: Campo Aberto