A 28 de setembro de 2012, encontrava-me em reportagem fotográfica, na inauguração do Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão. Nesse momento, percebi que, para lá das várias atividades para as quais este parque estaria desenhado, a fotografia de natureza podia vir a ser também uma excelente oportunidade, no que respeita ao registo e observação de aves.
Parque da Devesa, um lugar de exceção para o bird watching
O Parque da Devesa tinha todas as condições essenciais para a atividade de bird watching. Assim, a partir de então, comecei a visitar o parque de Famalicão, no sentido de efetuar o registo fotográfico das aves que por ali passavam ou residiam, atividade esta que continuo a desenvolver até ao dia de hoje, contando já com mais de 90 espécies registadas em fotografia. Entre as espécies registadas, como não podia deixar de ser, encontra-se o já famoso Guarda-rios, bem como algumas outras pouco comuns, como por exemplo: o Falcão peregrino, a Ógea, a Águia calçada, a Cigarrinha malhada, ou mesmo uma raridade como a Franga D’ água-grande.
Para além do contacto com a natureza, é também um privilégio conviver de perto com uma tão grande diversidade de aves que muitos de entre nós dificilmente as poderão ver ao vivo. No entanto, através do meu trabalho, é possível dar a conhecer tal variedade que todos nós temos a responsabilidade e o dever de preservar.
Imagens: José Alves/Inbox Fotografia
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Fotógrafo do Parque da Devesa revela ‘fascínio pelo Guarda-rios e a Coruja-das-torres’