Coronavírus | Vimágua anuncia apoios excecionais a famílias, empresas e instituições de Guimarães e Vizela

 

 

A Vimágua, empresa intermunicipal de Guimarães e Vizela que presta o serviço de gestão e exploração dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água para consumo público e de drenagem e tratamento de águas residuais, acaba de adotar um conjunto de medidas de apoio às famílias, empresas e instituições, no contexto excecional que vivemos em consequência de ter sido  decretado, no passado dia 18 de março, o estado de emergência em Portugal, devida à pandemia de COVID-19.

Estas medidas, em consonância com as orientações dos Municípios de Guimarães e Vizela, têm em conta o facto lhe competir o papel de continuar a assegurar a continuidade do serviço de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, com elevados parâmetros de qualidade e fiabilidade.

Assim:

1.      Na eventualidade de uma família, empresa ou instituição se encontrar com dificuldades financeiras e não tiver disponibilidade para pagar o valor da fatura, a Vimágua não fará o corte do serviço de água ou da prestação do serviço de saneamento.

Deverão os utilizadores que se encontrem nessas circunstâncias, solicitar planos de pagamento fracionados, na medida da sua possibilidade, para as faturas emitidas e vencidas neste período;

2.      Face ao expectável aumento do consumo de água dos clientes domésticos, resultante da permanência em casa dos agregados familiares, a Vimágua irá aplicar ao consumo adicional o preço do escalão atingido pelo cliente no consumo médio do último ano;

3.      A famílias com maior vulnerabilidade económica, e que invoquem essa condição junto da Vimágua, através do telefone 253439560 ou 800200646 ou, ainda, através do email vimagua@vimagua.pt, será facultada a suspensão dos prazos de pagamento e encaminhados os processos para análise e apoio social;

4.      Qualquer empresa que suspenda a sua atividade, neste período, poderá requerer à Vimágua a suspensão do contrato, comunicando a leitura do contador. A partir desse momento, os serviços de fornecimento de água, saneamento de águas residuais e resíduos sólidos urbanos deixam de ser faturados, sendo a faturação retomada, quando comunicarem a retoma da atividade;

5.      Será alargado o prazo de pagamento das faturas em 10 dias, desde a data da emissão, e após a data limite de pagamento, serão acrescentados 20 dias, para pagamento através do Multibanco;

6.      Relativamente a faturas e avisos de pagamento já vencidos, a Vimágua procederá à emissão de novas referências Multibanco, a pedido dos utilizadores, com um prazo de pagamento de 10 dias. O pedido poderá ser feito pelo telefone 253439560 ou 800200646 ou, ainda, através do email vimagua@vimagua.pt;

Há, ainda, a referir que, durante este período não serão cobrados quaisquer encargos, quer a título de juros de mora quer pela emissão de avisos;

7.      Para mitigar o risco de contágio, a Vimágua suspendeu o serviço de leituras dos contadores e restringiu os serviços de atendimento ao público, na sua componente presencial. Não obstante, reforçou o seu atendimento telefónico, através dos contactos 253439560, 800200646 e 800910410;

8.      O atendimento online, através do site, www.vimagua.pt, ou do Balcão digital, mantêm-se operacionais (e preferenciais);

9.      A comunicação de leituras continua a poder ser feita através da linha gratuita 800200646, do site www.vimagua.pt e do Balcão Digital. É importante que os utilizadores comuniquem as leituras, desta forma evitando a faturação por estimativa e acautelando a deteção atempada de eventuais fugas de água nas redes prediais.

A Vimágua refere que manterá uma avaliação permanente da adequação das medidas adotadas à evolução da situação.

 

Obs: Artigo reeditado em 27032020, 12h15, com substituição de imagem de destaque.

Fonte: Vimágua; Imagens: (0) Menina Conhece Menino / Ana Coelho, Ar.; (1) Vimágua

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