O núcleo concelhio do Partido Socialista – Famalicão “considera estranho” o anúncio recente de Paulo Cunha, em nome do respetivo Município, de que “está para breve o arranque da construção da rede de ciclovias urbanas de Famalicão, que irá ligar a estação de caminho-de-ferro às escolas e aos parques da cidade” com um “investimento na ordem dos € 2,3 milhões de euros”. Esta estranheza deve-se ao facto de, recorda o partido, já em 2014 Paulo Cunha ter anunciado a primeira fase da rede ciclável urbana, entre o Parque 1.º de Maio e o Parque da Devesa e, nessa altura, o investimento previsto ser de 200 mil euros.
Mas o partido, atualmente na oposição, recua mais longe no tempo e lembra também que, “se quisermos ser rigorosos na leitura do tempo, devemos recuar 8 anos, altura em que Armindo Costa anunciava com pompa a rede ciclável de Famalicão”.
O PS – Famalicão considera que “os investimentos em estruturas de mobilidade verde são positivos para a melhoria da qualidade de vida dos famalicenses mas, neste caso, temos apenas mais um exemplo do famoso marketing político que a vereação PSD/CDS desenvolve. Ao longo de anos, o mesmo assunto serve para fazer manchetes e anunciar medidas mas são necessários 8 anos para que algo aconteça”.
Assim sendo, o PS – Famalicão “espera que seja mesmo verdade que as obras se iniciem uma vez que investimentos destes a todos beneficiam, pois contribuem para mitigar o impacto ambiental da poluição automóvel e para a melhoria da mobilidade das pessoas”.
O PS – Famalicão considera também que, no que se refere a este tipo de mobilidade, “a Câmara Municipal deveria não só cumprir as promessas e prazos anunciados mas também apresentar um plano global e integrado de uma rede ciclável para o concelho, que não se confine ao núcleo urbano e ao eixo Famalicão-Póvoa de Varzim.
Por essa razão, o Partido Socialista interroga-se e interroga deixando algumas questões no ar:
Que ligação está pensada e projetada para as vilas do concelho?
Está nos planos da Câmara Municipal o prolongamento da via ciclopedonal Ribeirão/Trofa (Parque das Azenhas) até Lousado, ou pelo menos até à Ponte da Lagoncinha?
Ou, quem sabe, até Pedome (Parque Calça Ferros) e Riba d’Ave, pelas margens do Rio Ave?
E a ligação entre o Parque das Azenhas, em Ribeirão/Trofa, e a cidade de Famalicão está prevista?
Existem projetos para uma eventual ligação da ciclovia de Famalicão a Nine, a Joane ou até à ciclovia de Guimarães?
No plano de intenções divulgado esta semana pela Câmara Municipal famalicense, “estas questões não têm qualquer resposta. Mas deveriam ter, a bem do interesse geral dos famalicenses”.
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Nota: Este artigo foi editado em 13032020, pelas 12h32, tendo sido substituída a imagem de destaque.
Imagem: PS
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