Santo Tirso inaugurou, este sábado, 14 de setembro, o Parque Urbano de Geão. Com uma área de 70 mil metros quadrados, o equipamento, localizado junto à Biblioteca Municipal, inclui um skate park, um parque infantil, uma zona de street workoute ainda circuitos pedonais e cicláveis e irá certaamente proporcionar muitos momentos de lazer e bem-estar aos habitantes da cidade e do concelho.
“Este é um espaço verde vem reforçar a aposta do Município nas áreas da preservação e valorização ambiental e contribuir para a coesão territorial da cidade”, referiu o presidente da do Município de Santo Tirso, Alberto Costa, durante o discurso de inauguração.
Implantado numa área de 70 mil metros quadrados, junto à Biblioteca Municipal, o Parque Urbano de Geão “é uma grande macha verde que vem unir a zona nascente e poente da cidade, aproximando a zona da Ponte Velha da zona de Fontiscos”, explicou.
O presidente tirsense lembrou ainda que o concelho, com a inauguração do Parque Urbano de Geão, “é um dos municípios da Área Metropolitana do Porto com mais espaços verdes per capita”. “Temos vindo a fazer uma aposta na qualidade de vida da nossa população, na criação de espaços para as pessoas, e este é, seguramente, um espaço verde que vai ajudar a que aproveitem mais e melhor a cidade”, acrescentou.
A intervenção abrangeu ainda a recuperação e valorização das margens do rio Sanguinhedo. Também a Associação Amigos do Sanguinhedo sai beneficiada com novo parque, uma vez que o novo enquadramento propicia a dinamização de atividades nos anfiteatros naturais criados. Da mesma forma, a escola D. Dinis ficou favorecida com a obra, tendo sido criado um acesso direto ao parque.
O Parque de Geão inclui um parque infantil, um skate parque que permite a prática de skate, BMX e patins em linha, uma zona de street workout e cerca de 1,5 quilómetros de percursos pedonais e cicláveis.
Está ainda previsto o arranque de uma segunda fase que implicará uma ampliação de mais 80 mil metros quadrados, que englobará os moinhos do Sanguinhedo e a Quinta de Dinis.
O Parque Urbano de Geão resultou de um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros, com financiamento do programa Norte 2020.
Fonte e Imagens: Município de Santo Tirso
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983484
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*