Ao abrigo do programa CED (Capturar-Esterilizar-Devolver), iniciado em Setembro do ano transacto e que visa o controlo da reprodução e da população de felídeos errantes no concelho de Braga, o Município acaba de divulgar que foram já esterilizados 319 felídeos, dos quais 194 eram fêmeas.
Para a implementação deste programa, o Município de Braga assinou um protocolo de cooperação com a Associação de Protecção Animal Abandoned Pets e com a Associação Para a Protecção de Animais Errantes de Braga, às quais disponibilizou até ao momento uma verba de cerca de 40 mil euros. Estima-se que o trabalho desenvolvido permitiu evitar aproximadamente 600 ninhadas e cerca de 3000 filhotes.
Através do Cheque Veterinário da Ordem dos Médicos Veterinários, as associações no terreno dispõem de todas as ferramentas necessárias à implementação no terreno das medidas de captura, esterilização dos animais e devolução, que permitem a salvaguarda da saúde pública e da saúde animal. Analisando os resultados de ambas as associações, foram emitidos 467 cheques cirúrgicos (CVC) e 302 cheques veterinários CED (CVCED), estes últimos permitiram a identificação electrónica, a desparasitação e a vacinação anti-rábica.
O trabalho das associações aderentes a este projecto passa também pela promoção da adopção de felídeos cujo comportamento e sociabilização com o ser humano permite que esse processo seja feito em total segurança.
Este é um programa cujo sucesso se deve, em grande parte, à determinação das equipas de voluntários que, de forma gratuita, dedicam o seu tempo aos felídeos errantes e lhes proporcionam carinho e bem-estar. Ao projecto CED aderiram igualmente vários Centros de Atendimento Médico-Veterinários do Concelho.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: (0) Município de Braga, (1) Abandoned Pets
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.