É sabido que as instituições de solidariedade atravessam dificuldades orçamentais constantes, apesar dos seus orçamentos por vezes gigantescos. Por isso, de tempos a tempos, lançam campanhas de angariação de fundos para desenvolvimento dos projetos que levam a cabo. É o caso da presente campanha de crowdfunding que a UNICEF acaba de lançar a propósito de um dos programas que está a implementar em Cabo Verde, país onde foi identificada uma percentagem muito elevada, de 43%, de crianças com menos de 5 anos a sofrer de anemia. Esta campanha pretende recolher donativos para conseguir distribuir suplementos de minerais e vitaminas que compensem “as carências de uma alimentação pouco variada e pobre em carne e peixe”.
Os primeiros anos de vida de uma criança são cruciais. Quando recebem cuidados e uma nutrição adequada, as crianças têm melhores condições para sobreviver, crescer com saúde e desenvolver-se física, mental, social e emocionalmente. 156 milhões de crianças sofrem de subnutrição crónica no mundo, comprometendo de maneira irreversível o seu desenvolvimento físico e intelectual.
Uma alimentação adequada permite à criança ter a energia e os nutrientes de que precisa nos primeiros anos de vida, o período mais decisivo para o seu desenvolvimento físico e cognitivo. As intervenções diretas em matéria de nutrição incluem a melhoria da nutrição das mulheres, especialmente antes, durante e após a gravidez; o aleitamento materno exclusivo desde o nascimento do bebé e durante os primeiros 6 meses de vida; uma alimentação complementar de qualidade dos 6 aos 24 meses; e a ingestão adequada de micronutrientes.
A anemia afeta de forma irreversível o desenvolvimento mental e físico das crianças. Para combater a subnutrição infantil, a UNICEF distribui uma mistura de vitaminas e minerais chamada VITAFERRRO que pode ser adicionada às refeições das crianças de forma a compensar a alimentação pouco variada destas famílias.
Com apenas 3,24€ a UNICEF consegue garantir saquetas de VITAFERRO para uma criança durante seis meses. Com 32,40€ dez crianças têm a oportunidade de ter uma alimentação equilibrada por 6 meses, assim eveitando este grave problema de saúde.
“A solidariedade dos portugueses é forte. É de ferro.” A UNICEF conta consigo.
A UNICEF é a principal organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Em tudo o que faz, a sua prioridade são as crianças em situação mais desfavorecida ou que vivem em países com mais necessidades.
Fontes: UNICEF Portugal e Observador; Imagens: UNICEF Portugal
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983484
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*