Aires Pereira, presidente do Conselho de Administração da Lipor e simultaneamente Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, procedeu à inauguração, no passado sábado à tarde, 15 de junho, do novo Ecocentro e Estação de Transferência da Póvoa de Varzim, em Laundos.
Além do executivo municipal, estiveram presentes na sessão Fernando Leite, administrador-delegado da Lipor, e Quirino Jesus, vereador da Câmara Municipal de Espinho, autarquia que também disporá em breve de um equipamento semelhante ao agora inaugurado.
Aires Pereira transmitiu que o dia marcava “uma nova etapa na vida da Póvoa de Varzim e no nosso compromisso com esta área tão importante como é a recolha e transformação de resíduos e com as metas ambientais que todos temos obrigação de contribuir e atingir de modo a termos um planeta mais sustentável”. O edil explicou que “com a nova estação de transferência, os camiões de resíduos já não terão que se deslocar à Lipor I ou II para fazer a descarga dos resíduos diariamente durante a noite. Vão entregá-los aqui e depois serão encaminhados para os diferentes sistemas. Teremos menos transporte, menos camiões na rua, menos desperdício de tempo e menos custos”.
O autarca informou também que a entrada em funcionamento do Ecocentro ocorrerá a 1 de julho acrescentando que “investimos 1,5 milhões de euros, num terreno que tem 60 hectares, propriedade da Lipor”. Os equipamentos ocupam 10 hectares e os restantes 50 destinam-se a uma incubadora de empresas ligadas à área do ambiente”.
Lipor com excelentes resultados na separação de resíduos
Mostrando satisfação face aos resultados atingidos em 2019, o autarca poveiro revelou que “no mês de maio, a Lipor já atingiu as metas nacionais fixadas em termos daquilo que é a nossa responsabilidade, ou seja, dos 50 kg por habitante no que diz respeito à recolha, já atingimos 53 kg e, na Póvoa de Varzim, 51,2 kg”.
Relativamente a estes números, Aires Pereira fez questão de deixar uma palavra aos cidadãos que estão a colaborar, destacando a importância da “sustentabilidade do nosso planeta e da economia circular, ou seja, termos a capacidade de reutilizar tudo aquilo que utilizamos e cada vez menos ir procurar matérias-primas virgens. Esta é uma obrigação e um compromisso de todos e de cada um”.
Sobre a recolha porta-a-porta implementada inicialmente na zona sul, agora a avançar na Matriz e, em breve, na zona norte, transmitiu que “entre janeiro e maio deste ano permitiu aumentar o total em 1,7 mil toneladas o material enviado para reciclagem”.
Aires Pereira lembrou que a Lipor é empresa de referência no universo dos resíduos, sendo que já representa 12% dos resíduos nacionais: “Somos a maior empresa pública do país a tratar resíduos”, acrescentando tratar-se de “um exemplo para o país e para a Europa, uma vez que a Lipor tem delegações em vários países”, desde Malta a Roménia, Israel e parcerias com o Brasil.
Aires Pereira revelou ainda que a Lipor tem um desejo e um sonho: “Transformar-se numa empresa produtora de produtos”.
Imagens: MPVZ
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
VILA NOVA, diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983484
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: vilanova@vilanovaonline.pt
Obrigado.