A cerimónia de entrega das Bolsas de Excelência da Universidade do Minho realiza-se estaquarta-feira, dia 22 de maio, a partir das 14h30, no salão medieval do Largo do Paço, em Braga. Vão ser distinguidos 218 estudantes com uma bolsa de valor pecuniário igual ao da propina e o respetivo diploma. A sessão conta com a presença do reitor Rui Vieira de Castro, além de presidentes das Escolas/Institutos, diretores de cursos e responsáveis de escolas secundárias, entre outros.
A UMinho tem vindo a distinguir com a Bolsa de Excelência os alunos de todas as licenciaturas e mestrados integrados que obtiveram a melhor nota de candidatura e de cada ano do respetivo curso, desde que igual ou superior a 16 valores. A lista de premiados é divulgada no Portal Académico.
Na sessão prevê-se ainda a atribuição de 34 bolsas de estudo por mérito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para estudantes da UMinho com uma média ponderada igual ou superior a 16 valores. Esta bolsa tem um valor anual igual a cinco vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida em vigor no início do ano letivo em que é entregue.
Vão ser também distinguidos seis alunos com o prémio de mérito “Caixa Mais Mundo“, no valor unitário de 1500 euros. Instituído pela Caixa Geral de Depósitos a nível nacional, este prémio valoriza as melhores notas de candidatura no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
Ex-alunos com percursos de sucesso aconselham os premiados
O programa da cerimónia começa com uma mesa redonda, sob o mote “O que quer que faça poderá ser insignificante, mas é muito importante que o faça!” (Mahatma Gandhi). Os convidados são Filipa Soares, jornalista da Euronews e alumna do Instituto de Ciências Sociais da UMinho, Jorge Batista, fundador e co-CEO da Primavera Business Software Solutions e alumnus da Escola de Engenharia, e Nuno P. Monteiro, professor de Ciência Política na Universidade de Yale (EUA) e alumnus da Escola de Economia e Gestão. A moderação está a cargo do reitor Rui Vieira de Castro.
Imagens: (0) APCoelho, (1) UMinho
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*