As famílias famalicenses com jovens a frequentar o ensino secundário no concelho receberam ontem, 20 de dezembro, uma prenda de Natal adicional que irá tornar mais leve os seus orçamentos com a educação. A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai avançar já a partir do dia 1 de janeiro com a oferta de passes escolares aos alunos do ensino secundário do concelho, concretizando a gratuitidade dos transportes para os alunos famalicenses do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário. A novidade foi garantida com a aprovação da respetiva proposta na reunião do executivo municipal.
Com esta medida, o município famalicense vai beneficiar mais de mil alunos do ensino secundário, o que vai implicar um acréscimo do orçamento anual com transportes escolares na ordem dos 250 mil euros. Ao todo, a partir de janeiro cerca de 5.500 alunos dos vários graus de ensino do concelho têm passes oferecidos pela Câmara Municipal, num investimento total de 1,8 milhões de euros por ano.
Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “a partir do início da execução do orçamento de 2019, no dia 1 de janeiro, cumpriremos esta proposta que inserimos no Plano de Atividades do próximo ano, e que consiste em suportar 100 por cento dos passes dos nossos jovens até à conclusão do ensino secundário”. Segundo o autarca “cumprimos desta forma o objetivo de alocar a verba que estava afeta aos manuais escolares para uma outra despesa relacionada com a educação”.
No início do atual ano letivo, Paulo Cunha havia garantido que caso o governo decidisse avançar para o empréstimo dos manuais escolares a todos os alunos do secundário a autarquia comprometia-se “a aplicar esta verba na área da educação”.
“Nós nunca veríamos aqui uma forma de poupança orçamental, sempre teríamos o cuidado de redirecionar esses montantes que foram afetos aos manuais escolares a outro tipo de investimentos, sempre no dossier educação. É o que estamos a fazer com os passes escolares até ao secundário”, recordou hoje Paulo Cunha.
Recorde-se que ao longo de 17 anos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão ofereceu os manuais escolares e fichas de apoio a todas as crianças do 1.º ciclo do ensino básico no concelho, tendo sido a primeira Câmara do país a adotar a medida que é uma realidade em Famalicão desde o ano letivo 2002/2003. Em 2017/2018, a autarquia cedeu os manuais aos alunos do 5.º e 6.º ano e chegou em 2018/2019 ao 3.º ciclo.
Fonte: Município de Famalicão
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária:
MB Way: 919983484
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL