Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) estão a investir mais de 18 milhões de euros nas redes de abastecimento de água e águas residuais e em tratamento de resíduos sólidos urbanos. O investimento abrange o período entre 2013 e 2018, sendo que só este ano de 2018 estão a ser aplicados mais de 2.7 milhões de euros nestas áreas.
Assim, no que toca a investimentos no abastecimento de água, os SMSBVC têm apostado em diversas áreas do concelho, com o objetivo de atingir o pleno no que toca à distribuição de água. Em 2018, foram efetuados investimentos em várias freguesias do concelho, sendo que ao todo, são mais de cinco milhões de euros ao longo dos últimos cinco anos.
Já no que toca às águas residuais, o valor global sobe para mais de 11 milhões de euros nos últimos anos. No corrente ano têm vindo a ser efetuados investimentos nas freguesias de Carreço, Vila Nova de Anha, S. Romão de Neva, Mazarefes, Vila Fria e Castelo do Neiva, Lanheses, Serreleis e Mujães. Relativamente aos resíduos sólidos urbanos, o investimento global ronda os três milhões de euros.
Nos próximos anos, fruto da nova Entidade Gestora das Águas – Águas do Alto Minho, o concelho de Viana do Castelo irá receber um programa de intervenções fortíssimo, num montante global de aproximadamente 4 milhões de euros no alargamento das redes de água, em Nogueira, Deocriste/Deão, Portela de Susã, Castelo do Neiva e Barroselas/Mujães, e de saneamento, em Serreleis, Cardielos, S. Salvador da Torre, Vila Mou, Mujães, Vila de Punhe, Barroselas / Mujães, Castelo do Neiva, Mazarefes (2ª Fase), aumentando as atuais taxas de cobertura.
A política de resíduos urbanos continuará a aposta na redução da deposição de biodegradáveis em aterro bem como nos projetos de compostagem. Estas intervenções serão concertadas com os investimentos nos SMSBVC e com a Resulima.
Fonte: Município de Viana do Castelo
Imagem: Olhar Viana do Castelo
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL