Através da PPL, leia-se People, até 17 de dezembro, está a decorrer a campanha para tradução e lançamento do primeiro documentário Montessoriano em Português, “Montessori, a Arte de Educar pela Mão da Criança”, do realizador Alexandre Mourot que se apaixonou pelo Método Montessori no seu caminho de jovem pai à procura de respostas. O promotor é a Associação Portuguesa Montessori (APM).
O realizador de cinema e jovem pai Alexandre Mourot deparou-se com o Método Montessori quando acompanhava o desenvolvimento da sua filha. Movido por curiosidade e paixão, embarcou numa viagem até à primeira escola a aplicar este método, desenvolvido por Maria Montessori. O documentário daí resultante foi recentemente exibido no Porto/Post/Doc Film & Media Festival e trata-se de um convite à compreensão deste Método, dirigido a todos os pais, educadores, familiares, interessados e curiosos que queiram aprofundá-lo.
Através desta campanha de crowdfunding, a APM pretende traduzir, pelas mãos de Alexandre Mourot, o documentário, desse modo garantindo que chegue até muito mais pessoas, pais e filhos, que podem estar a sentir a necessidade de um método de ensino alternativo.
Quem é Alexandre Mourot?
Alexandre Mourot é realizador de cinema e jovem pai. Acompanhando o processo de crescimento da sua filha, deparou-se com o Método Montessori e decidiu investigar mais. Após um estudo intensivo sobre as suas bases, que o apaixonaram imediatamente, decidiu então gravar um documentário que mostrasse verdadeiramente a essência e magia deste Método.
Durante um ano deixou-se guiar pelas crianças da mais antiga escola Montessori em França, deparando-se com um ambiente surpreendentemente calmo, bonito e pacífico, onde as crianças se moviam livremente e escolhiam trabalhar nas mais diversas actividades disponíveis, sozinhas ou em grupo, e guiadas por um professor extremamente discreto e observador.
No final, compreendeu a origem da autonomia e da autoestima que caracterizam estas crianças, as verdadeiras sementes da sociedade para a qual Maria Montessori trabalhou, baseada na Paz e na Liberdade, método que representa, desta forma, uma verdadeira promessa para as mudanças que tanto sonhamos para a Humanidade.
Sistema de ensino de Montessori é ‘absolutamente inovador’
Absolutamente inovador em relação ao sistema que todos conhecemos como “convencional”, este modelo pedagógico foi criado por Maria Montessori que abriu a sua primeira escola em 1907. Através das suas observações científicas, temperadas por um profundo respeito e amor pelas crianças, compreendeu que o respeito pela personalidade da criança e a existência de um ambiente que fosse de encontro às suas necessidades, permitem que o desenvolvimento do ser humano se processe de forma sólida, equilibrada e feliz, conduzindo a adultos conscientes, autónomos e responsáveis.
Aprendizagem, atutomotivação e consciência de si e do outro
A Associação Portuguesa Montessori (APM) nasceu com um objetivo muito concreto: apoiar o movimento Montessori em Portugal, difundindo e promovendo os princípios propostos por Maria Montessori e pela Association Montessori Internationale (AMI).
Tem por isso trabalhado no sentido de trazer o método para Portugal e torná-lo acessível a um cada vez maior número de crianças, o que tem feito através da organização de formações para pais e educadores, participação em eventos internacionais e nacionais, bem como inúmeras outras iniciativas que vão de encontro àquele que é um interesse cada vez maior por parte de toda a sociedade.
A educação é cada vez mais vista e reconhecida como um instrumento valioso na mudança do mundo que tanto desejamos, e que só é possível com a introdução de uma forma totalmente nova de olhar e de lidar com as nossas crianças. Aprender a confiar e a seguir a criança e, assim, ajudá-la rumo a um crescimento com independência, autoconfiança, autodisciplina e consciência social, apenas possível com a criação de um ambiente que permita cultivar a aprendizagem, promover a automotivação e a consciência de si e do outro.
Imagens: DR
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Obs: envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.