Entre os dias 7 e 9 de Dezembro, o Mosteiro de Tibães será palco da Augusta Con – Convenção Internacional do Jogo, projeto que foi um dos vencedores do Orçamento ´Tu Decides!´ do Município de Braga do ano transato e que assume o compromisso de mostrar os jogos de tabuleiro nas suas múltiplas vertentes: lúdica, educativa, cultural, social, inclusiva, empreendedora e criativa.
O evento, dinamizado pela Associação Cidade Curiosa, inclui centenas de jogos, formações, workshops, debates, cosplay, roll-play, torneios, demos, protótipos, streams, entrevistas e, sobretudo, muito convívio e animação. Os participantes terão acesso a uma Ludoteca com mais de meio milhar de títulos, não esquecendo as ultimas novidades.
De acordo com Sameiro Araújo, Vereadora do Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Braga, este tipo de jogos de fomentam a união e são ´ótimos pretextos´ para reunir toda a família, estimulando a sociabilização e a criatividade. “Este tipo de iniciativas faz com que se recupere uma tradição que se foi perdendo com a proliferação das novas tecnologias, pelo que esta convenção relembra-nos da importância dos jogos de tabuleiro”, disse.
Existirão espaços dedicados aos war-games e a roll-playing games, assim como um espaço dedicado às famílias com jogos de construção e uma oficina ‘AKI Curiosos’, cujas inscrições se encontram já esgotadas, onde se poderão construir os próprios jogos em madeira e levá-los para casa.
Por sua vez, na Augusta Con, a ludoteca instalada no local terá mais de meio milhar de títulos por onde escolher para que todos se possam divertir, não esquecendo as últimas novidades, como o Essen Spiel’18.
No entanto, as atividades lúdicas não se ficam por aqui. No fabuloso espaço da Sala do Recibo estarão disponíveis mais de 8000 peças KAPLA para dar asas à imaginação. Para quem não saiba, o KAPLA é um jogo que mistura elementos de arquitetura com artes criativas e artesanato desenvolvendo o pensamento lógico e cognitvo, a concentração, perseverança e paciência, mas também a capacidade de trabalhar em equipa.
Mas há mais, muito mais para fazer. A título de exemplo, destacamos a formação ‘Neuroeducação e aprendizagem baseada em jogos’, a orientar pela psicóloga Núria Guzmán, que se irá debruçar sobre aspectos teóricos da relação entre jogo e capacidades cognitivas, bem como o desenvolvimento neuropsicológico e as habilidades sociais e emocionais dos jovens, e ‘Fora da Caixa’, por Fernando Zamith, em que estará em cima da mesa a inovação temática nos jogos de tabuleiro.
As atividades são de participação totalmente gratuita.
Horário:
7 e 8 de Dezembro (sexta-feira e sábado) – 9h00 às 2h00; e
9 de Dezembro (domingo) das 9h00 às 18h00.
Ligações:
Fontes: Município de Braga e Augusta Con
Imagens: (0, 3) Augusta Con, (1, 2) Município de Braga
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL