Estudantes da Roménia estagiam na CIOR

 

 

 

Um grupo de 14 alunos e 2 professores romenos, proveniente da cidade de Constança, situada na costa do Mar Negro e a mais antiga e continuamente habitada cidade da Roménia. encontra-se a realizar um estágio, na área da eletrónica e automação, na Escola Profissional CIOR.

Este estágio, frequentado por alunos do Liceul Tehnologic de Eletrotehnica Si Telecomunicatii de Constança, está a decorrer desde o passado dia 5 até ao próximo dia 23 e enquadra-se no âmbito do projeto “Improving New Skills in European Technical Training”, ação KA1, do Programa Erasmus +.

“A par da aquisição e aperfeiçoamento de novas competências e metodologias, estes estágios são também momentos propícios para o intercâmbio e troca de experiências sobre modelos formativos e realidades laborais dos dois países, através de visitas de estudo a empresas do setor instaladas no município e na região”, sustentou José Paiva, diretor pedagógico da CIOR. Ainda segundo este responsável pela Escola, em toda a “dinâmica de mobilidades promovidas pela CIOR”, está também presente, “como é óbvio” todo um “processo de internacionalização do nosso projeto e da nossa marca, bem como do Município de Famalicão”.

Por sua vez, Adrian Nita Eugen, diretor da escola romena, referiu: “Pelo que constato e pelo que me dizem os meus alunos, a CIOR é uma escola muito bem organizada, tem laboratórios e oficinas equipados com o que há de mais moderno, bem como metodologias facilitadoras de uma formação de grande qualidade”, fazendo ainda questão de frisar que “Famalicão é uma cidade linda e acolhedora”.

Este estágio está a decorrer nos laboratórios de Eletrónica da CIOR, sendo orientado pelo diretor de curso, Pedro Veloso. Um dos objetivos do estágio consiste em dimensionar e executar uma fonte de alimentação fixa e variável e um amplificador de áudio portátil; fazer a simulação de circuitos em software específico e montagens em placas de ensaio e aprender a realizar o design de placas de circuito impresso.

A CIOR foi a escola do município pioneira em intercâmbios e mobilidades no espaço europeu e em países da CPLP, sendo, nos últimos anos, a escola com maior número de mobilidades no âmbito do Erasmus+ e programas afins, através de uma rede de escolas/empresas e instituições parceiras distribuídas pela maior parte dos países europeus.

 

Fonte: CIOR

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

 

Deixe um comentário