Tecnologia | INL Summit posiciona Braga à escala global no mapa da inovação

 

 

O INL Summit, o maior evento realizado em Portugal na área da Nanotecnologia e Key Enabling Technologies decorre na cidade de Braga de hoje, 15, até 17 de Outubro. A 10º edição da conferência anual reúne investigadores, estudantes pré e pós-graduados, empresários e decisores de alto nível de todo o mundo.

 

 

O INL Summit 2018 é o principal evento anual do Laboratório Ibérico de Nanotecnologia, sediado em Braga. Este ano, a juntar à “Nanotecnologia: um facilitador para a nova economia”, o evento é enriquecido pels comemorações do 10º aniversário do estabelecimento do INL.

O objetivo deste evento único é discutir o modo como a ciência deve enfrentar os principais desafios da sociedade atual, nomeadamente as Alterações Climáticas, a Transformação da Mobilidade, as possibilidades abertas pela Era Quântica, para além das questões de segurança e integridade de dados que também serão discutidas na INL Worldwide Network & Partners.

Ricardo Rio, o presidente do Município de Braga não poderia deixar de estar presente. Na ocasião, salientou que “esta é uma iniciativa que posiciona Braga no mapa da inovação e do estado da arte da ciência”. O autarca deixou o desafio para que esse conhecimento e inovação se reflitam em mais-valias para a comunidade, com mais empresas a estabelecerem parcerias com o INL nas áreas da mobilidade, alimentação, saúde ou novas tecnologias.

“Nestes três dias, teremos oportunidade de perceber melhor o trabalho desenvolvido no INL e as dimensões de integração do mesmo na ligação ao tecido económico, à promoção da ciência junto da comunidade e à transformação no nosso quotidiano derivado das muitas inovações, em diversas áreas, que resultam das investigações desenvolvidas”, afirmou o autarca manifestando a vontade de transformar Braga num polo de discussão e reflexão sobre inovação à escala global.

São cinco as sessões: Science, not fiction; Science and Policies; Science and Business; Science and Arts; e Science and Entrepreneurship”, para as quais o INL convidou especialistas internacionais nas áreas em discussão.

Para além da conferência científica, amanhã, 16 de Outubro, o INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory celebra o seu 10.º aniversário com a presença de convidados ilustres, terminando o dia com um jantar comemorativo e com a performance artística “The Brain Piece”, executada pela Companhia de Jody Oberfelder, de Nova Iorque, criada em diálogo com neurocientistas e com uma ligação estreita ao mundo da ciência.

O dia 17 de Outubro está reservado para a conferência “Missão 10.000” no âmbito do Programa Nanogateway, com o objectivo de definir o curso de projectos inovadores em oito regiões portuguesas e espanholas, em que a nanotecnologia e o conhecimento científico vão ter um papel fundamental.

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) é uma organização intergovernamental criada para fomentar a investigação interdisciplinar em Nanotecnologia e Nanociência.

Com o objetivo de se tornar uma parte vital da ciência europeia, o INL oferece um ambiente de investigação em alta tecnologia, sobre desafios em nanomedicina, nanotecnologia aplicada à nanoeletrônica ambiental e de controlo alimentar e nanomáquinas e manipulação molecular em nanoescala.

O Laboratório foi concebido tendo em vista assegurar a excelência da investigação de classe mundial em todas as áreas de atividade, desenvolver parcerias com a indústria e promover a transferência de conhecimento gerador de valor económico e emprego, formar investigadores e contribuir para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada para a indústria da nanotecnologia e realizar o levantamento, prevenção e redução dos riscos da nanotecnologia.

O INL desenvolve a sua atividade em estreita colaboração com parceiros industriais e instituições de investigação académica, através da participação em programas de investigação internacionais.

Em 2017, trabalhavam no INL cerca de 230 investigadores de cerca de 30 nacionalidades.

 

Fonte: InvestBraga, Município de Braga

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Deixe um comentário