Mobilidade | Câmara Municipal de Barcelos cria serviço experimental de transportes urbanos

 

 

Considerando que, enquanto Autoridade de Transportes, no âmbito do disposto na Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, compete ao Município assegurar a gestão e organização da exploração dos serviços de transporte público rodoviário de passageiros, a Câmara Municipal de Barcelos aprovou, em reunião ordinária de 7 de setembro, a implementação de um serviço experimental de transportes urbanos que se espera venha a tornar-se definitivo e alargado.

 

 

Segundo o Plano Nacional de Políticas de Ordenamento do Território, os principais problemas identificados são: a excessiva dependência da rodovia, o uso de automóveis privados, o insuficiente desenvolvimento de outros modos de deslocação, bem como a elevada intensidade energética e carbónica das atividades económicas e meios de transporte.

O Município de Barcelos pretende inverter essa tendência e desenvolver estratégias que visam incentivar e promover modos de deslocação alternativos ao automóvel, contribuindo assim para uma maior sustentabilidade do sistema de transportes e a descarbonização do espaço urbano, conferindo uma melhor qualidade de vida aos seus munícipes.

Nesse sentido, a existência de uma rede de transportes públicos adequada às reais necessidades dos utilizadores constituiu uma condição essencial à garantia do desenvolvimento económico e bem-estar das populações.

Tendo em atenção o exposto, o serviço experimental de transportes urbanos de Barcelos contemplará dois itinerários – linha amarela e linha vermelha – pensados em função das necessidades da população, servindo os principais aglomerados populacionais e estabelecendo ligação com os principais equipamentos da cidade.

Estas duas linhas configuram o primeiro passo para o desenvolvimento de um sistema de transportes integrado que, para além de servir as deslocações pendulares, irá fomentar a mobilidade para o centro da cidade. Os cidadãos que até agora não tinham uma alternativa disponível para as suas deslocações, por motivos de lazer e compras, poderão usufruir deste serviço aos dias úteis e sábados.

A área de influência deste serviço experimental abrange a União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa, Vila Frescainha (S. Martinho e S. Pedro) e as freguesias de Arcozelo, Barcelinhos e Rio Covo Santa Eugénia.

A linha amarela terá cerca de 10 quilómetros de extensão e ligará Vila Frescainha de S. Pedro a Arcozelo, passando pelo acesso pedonal do IPCA e pela Estação da CP.  Pelo seu lado, a linha vermelha, com cerca de 13 quilómetros, ligará o Estádio Cidade de Barcelos à freguesia de Rio Covo Santa Eugénia e à EB 2,3 Rosa Ramalho, em Barcelinhos, passando, ainda, pelas principais escolas.

É garantida uma oferta cadenciada ao longo do dia, de segunda a sexta-feira, com início às 6h40 e término às 19h30, bem como ao sábado de manhã, das 6h40 às 13h30. A linha amarela terá uma frequência de passagem em cada paragem de 40 minutos e a linha vermelha de uma hora.

Os bilhetes simples custarão um euro e o passe mensal 20 euros, sendo que haverá desconto de 50% nos passes para pessoas com mobilidade reduzida, estudantes, reformados, pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e menores de 13 anos. As crianças até aos quatro anos não pagam.

A medida ora tomada pelo Município de Barcelos tem em conta a orientação definida pela autarquia dando preferência à utilização do transporte coletivo em detrimento do modo individual motorizado.

 

Fonte: Município de Barcelos

Imagem de destaque: Câmara Municipal de Barcelos (Quadrilátero; divulgação).

 

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