Fronteira Invisível, o várias vezes premiado documentário de cariz ambiental sobre os problemas levantados pela exploração do óleo de palma na Colômbia, mas também de investigação social, em que os testemunhos das vítimas são dados a conhecer , será apresentado no próximo dia 15 de Junho, pelas 21h30, na Casa do Território, no Parque da Devesa, numa iniciativa dinamizada pela Associação Famalicão em Transição em parceria com a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.
.
.
Fronteira Invisível é o testemunho verdadeiro, sob a forma de documentário, de comunidades encurraladas no meio da guerra mais longa do mundo. Pelo meio, a febre da corrida ao óleo de palma para a produção de biocombustíveis “verdes” desalojou agricultores e grupos indígenas, devastou habitats naturais e concentrou gigantescas áreas férteis nas mãos das grandes empresas do agronegócio. Fronteira Invisível dá voz a essas comunidades, enquanto denuncia as armadilhas das políticas atuais de incentivo aos biocombustíveis.
Fronteira Invisível dá voz às comunidades locais que arduamente lutam para recuperar as suas terras enquanto expõem as principais armadilhas da política de biocombustíveis. Na Colômbia, o Governo assinou um acordo de paz com o grupo rebelde que acabou com 60 anos de conflito armado, guerra essa que deslocou mais pessoas do que toda a população da Dinamarca. Enquanto isso, o Governo planeia continuar a plantar palma para abastecer a Colômbia e a Europa com ‘biodiesel’.
A questão que se impõe é a seguinte: A palma devolverá a terra aos seus verdadeiros proprietários ou apenas a entregará ao grande agronegócio? Este documentário foi exibido em 24 países em todo o mundo, da Austrália aos Estados Unidos, da Argentina à Rússia, da Itália ao Peru, tendo sido galardoado até agora 15 vezes como melhor documentário de curta-metragem. para além de selecionado e apresentado em alguns dos mais importantes festivais do género, foi também exibido em cinco diferentes Parlamentos da Europa.
As sessões Ambientar-se costumam contar com uma breve apresentação. No final de cada filme, segue-se um debate envolvendo eventuais convidados e o público presente.
.
Fronteira Invisível, de Nicolas Richat e Nico Muzi – trailer
Título original: Frontera Invisible.
Ano: 2017. Duração: 28 minutos.
Público: População em geral.
Entrada livre.
.