“Reflexos nas águas do Cávado” é o nome da exposição de fotografia da autoria de João Sousa, que estará patente na Galeria Municipal de Arte de Barcelos até 22 de abril de 2018. A exposição teve a sua inauguração no passado dia 24 de março..
João Sousa, sintetiza, por palavras suas, a essência desta homenagem ao rio Cávado, a que tanto dos barcelenses ou dos que por lá perto vivem e sentiram já essa magia também lhe prestam, através de um poema dado a conhecer nesta exposição:
Em ti, Cávado
À tardinha
Como tantas vezes vinha
Para te ver passar
E do canto das aves detinha
Melodias de embalar.
Observei.
As pedras desbaratadas que um dia
Deixaram seu lugar.
E sentei-me.
De pés a balouçar sobre ti,
Fiquei.
Desliguei.
.
A luz tremeluzia no ondear,
Que a corrente ardente fazia,
Em ti.
.
No teu passar,
Cristalina,
Quase pura,
A tua água corria,
E algo querias dar.
.
Olhei com atenção
Para ver se percebia
Qual a tua intenção,
Da fugaz recriação
Que teimavas transformar
.
Num momento,
Num olhar,
Deixei-me penetrar,
Pela tua instigação
De não deixar passar
Sem reter a sugestão.
.
E registei,
.
Numa imagem,
O olhar
Que em ti foi espelhar
E aspiraste partilhar
Comigo…
.
O Rio Cávado é a inspiração para as 51 fotografias que compõem esta exposição do fotógrafo barcelense João Sousa. Na obra exposta poderão ser encontradas referências a diversos locais, como as lagoas de Areias, o açude de Santo António de Vessadas, o areal de Barcelinhos, o Souto dos Burros ou o açude de Mereces, entre outros.
Nascido em Arcozelo, Barcelos, no ano de 1961, João Alberto Monteiro Saraiva de Sousa apaixonou-se desde muito cedo pelas artes, exprimindo-se através de diversas áreas, como a música e a dança. No entanto, guardou desde sempre para a fotografia o seu espaço. Autodidata, frequentou algumas ações de formação modular e workshops de fotografia, apresentando um nível de exigência singular no que fotografa, procurando, cada vez mais, novas formas de atingir a sua matriz específica individual.
Esta exposição conta com o apoio do Município de Barcelos. João Sousa contou com muitos amigos no momento da inauguração da sua exposição,mas conta ainda com mais visitantes. Estará, por isso, para contactar diretamente com o seu público, presente no lal da exposição aos sábados e domingos durante a tarde.
Recorde-se ainda que, em 2016, João Sousa apresentou a sua primeira exposição individual, na Casa da Azenha, junto à ponte medieval de Barcelos, intitulada “Recantos.”.
Imagens de destaque: João Sousa .
Outras imagens:
Reflexos – 1 das 20 fotos que compõem a exposição (detalhe; arquivo do autor).
João Sousa – retrato do fotógrafo (arquivo do autor).
Reflexos, exposição de João Sousa na Galeria Municipal de Arte de Barcelos.