Presente nos ‘Techdays Aveiro’, edil bracarense recorda imperiosa formação dos cidadãos como condição essencial ao desenvolvimento dos territórios

Tecnologia | ‘Transição digital é um dos grandes marcos distintivos de Braga’, defende Ricardo Rio

Tecnologia | ‘Transição digital é um dos grandes marcos distintivos de Braga’, defende Ricardo Rio

Pub

 

 

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, participou esta sexta-feira, 16 de Outubro, na 6ª edição do Techdays Aveiro, evento sobre Tecnologias da Informação, Comunicação, Informática e Electrónica, integrando um painel subordinado ao tema ´Transformação Digital de Cidades e Comunidades – a perspectiva dos Municípios´.

De acordo com Ricardo Rio, a transição digital tem-se ‘acelerado de forma exponencial nos últimos meses devido às circunstâncias que vivemos’, está presente em todas as dimensões da vida quotidiana e é, atualmente, um dos grandes marcos distintivos de Braga.

“Fomos dos primeiros concelhos a ter uma universidade com foco nas tecnologias de informação e que alicerçou uma dinâmica essencial para a cidade e até para toda esta euro-região. A dimensão do desenvolvimento económico por via do conhecimento, da inovação, da investigação, da ligação entre as Universidades e empresas é a grande base do sucesso alcançado nos últimos anos, permitindo atrair empresas multinacionais para o território, criar postos de trabalho de qualidade e aumentar a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou. O autarca bracarense adiantou ainda que a ‘recolha e processamento de dados e informação é um ponto muito importante no apoio à tomada de decisão por parte dos responsáveis políticos’.

Qualificação é condição sine qua non para desenvolvimento do território

O edil sublinhou que o concelho irá continuar a trilhar este caminho e lembrou que a dimensão humana é crucial para o seu sucesso. “Uma das limitações com que nos deparamos está relacionada com a qualificação das pessoas para a procura que existe nestas áreas diferenciadoras. Em Braga temos argumentos para fixar pessoas de fora que procuram uma boa qualidade de vida e queremos atrair os talentos da área tecnológica para as empresas com presença no território. Para além do trabalho efectuado pelas autarquias nesta matéria, é também essencial que o Estado Central crie condições para que a oferta de formação seja substancialmente superior nestas áreas e vá de encontro à procura que já hoje existe”, salientou.

Debate fomentado pela iniciativa europeia ‘Join, Boost, Sustain: the European way…’

Moderado pelo jornalista Júlio Magalhães, esta sessão contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, que partilharam a sua visão sobre esta temática, analisando e discutindo a importância dos processos de digitalização dos serviços, do uso da tecnologia no apoio à gestão das cidades e do papel dos cidadãos neste processo.

A iniciativa contribuiu para o debate relativo ao desenvolvimento e criação de uma Sociedade Digital. A Comissão Europeia e o Comité das Regiões apoiam a iniciativa “Join, Boost, Sustain: the European way of digital transformation in cities and communities“, da qual resultou a assinatura da Declaração sobre a conjugação de esforços com vista a impulsionar a transformação digital sustentável das cidades e nas comunidades da UE.

 

*

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo. Pode fazê-lo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.