Tiago Simães

Talento Made in Guimarães | Pedro Emanuel Pereira

Talento Made in Guimarães | Pedro Emanuel Pereira

Pub

 

 

A pessoa

Quando era mais novo, na escola o Pedro Emanuel Pereira teve de escolher entre duas paixões: andebol ou piano, porque o professor de piano lhe fez um ultimato; chegava às aulas com as mãos todas estragadas (been there) e isso prejudicava a execução. Durante algum tempo jogou andebol na mesma, às escondidas.  Claro que… depois felizmente seguiu o caminho do piano e cá temos o homem. Esta história resume um bocado o que o Pedro é: teimoso q.b., persistente, alguém que sabe o que quer e com uma grande alma e capacidade de sacrifício.

Conheci o Pedro há muitos anos numa noite daquelas de ”rebimb’ó malho” no CAR, quando ele veio cá de férias (estava a estudar em Moscovo nessa altura). Quem o viu e quem o vê, enquanto artista e enquanto homem. Amadureceu e está a tornar-se sem dúvida numa referência pianística, nacional e internacionalmente falando.

Músico brilhante, improvisador talentoso, orgulhosamente vimaranense, cheio de ideias e com a veia da criatividade a transbordar, para gáudio de todos nós.

O trabalho e a criação

Um dos “problemas” – a meu ver – dos pianistas e instrumentistas de música erudita em geral, é que se limitam quase sempre a recriar (tocar) peças compostas por outros. Não menorizo – de todo – a dificuldade ou validade artística disso (nem poderia); são executantes exímios e tecnicamente perto da perfeição, fruto de muito trabalho, persistência e dedicação. Mas o produto final que vemos e ouvimos é na verdade sempre uma “reinterpretação”. Quando vejo um Evgeny Kissin ou uma Martha Argerich (dos melhores pianistas do mundo) fica-me sempre a questão: ”São incríveis, mas como será a música deles?”. A música composta por eles? E o Pedro veio(-me) “provar” que isso pode – e deve – continuar a ser feito na música erudita, como faziam os grandes instrumentistas d‘outrora. Além das interpretações de peças de outros, o Pedro cria e interpreta obras próprias, improvisando, saindo sem receio da sua zona de conforto para se superar. Nesse caminho, depois de ter lançado o primeiro e afirmativo álbum “Russian Journey” o Pedro arriscou agora num álbum de originais. É magnífico, saiu esta semana e chama-se “Sons da Minha Terra”. Será o primeiro de muitos, certamente. Ficamos à espera de mais concertos, mais composições e mais álbuns, Pedro!

#talentomadeinguimaraes #pedroemanuelpereira

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.