Conversar diariamente com os vizinhos mais velhos à janela ou varanda

Séniores | Estudantes de gerontologia de Viana do Castelo lançam iniciativa de apoio às pessoas idosas que estão em casa

Séniores | Estudantes de gerontologia de Viana do Castelo lançam iniciativa de apoio às pessoas idosas que estão em casa

Pub

 

 

Estudantes de gerontologia da ESE-IPVC lançam iniciativa de apoio às pessoas idosas que estão em casa sozinhas ou isoladas, no dia do Gerontólogo comemorado ontem, 24 de março.

Janelas ConVIDA é uma iniciativa desenvolvida pelos estudantes da licenciatura de Educação Social Gerontológica e do mestrado em Gerontologia Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Trata-se de uma ação de proximidade e suporte às pessoas mais velhas que vivem, neste momento, sozinhas ou com contacto limitado com os seus familiares e amigos na sequência do estado de emergência decretado em Portugal.

Especificamente, estes estudantes convidam cada português a, diariamente, conversar com os seus vizinhos mais velhos à janela ou varanda.

Conscientes dos riscos e da vulnerabilidade acrescida a que este grupo populacional fica exposto no atual contexto, nomeadamente o aumento de sentimentos de isolamento, solidão, insegurança, abandono e exclusão, os estudantes de gerontologia e futuros gerontólogos pretendem criar uma rede de suporte e ajuda às pessoas mais velhas; identificar/sinalizar necessidades ou situações de risco vividas pelas pessoas mais velhas; ajudar os mais velhos a manter-se em casa, seguros e protegidos, evitando o risco de contágio da Covid-19, minimizando desta forma a vivência de sentimentos de solidão, isolamento social, insegurança ou abandono.

Para tal criaram a página Janelas ConVIDA nas redes sociais  onde divulgam a iniciativa, fazem sugestões, sensibilizam, recolhem experiências.

Quando todos temos de ficar em casa para nossa proteção e da nossa comunidade, as janelas e varandas foram escolhidas como a nossa ligação ao mundo físico e social, particularmente para aqueles em que a tecnologia não é alternativa.

Por isso, as janelas ganham vida quando convidamos o(s) outro(s) para uma conversa entre vizinhos, para uma pequena troca de palavras, mas que se transforma em algo muito maior  cria uma ligação, transmite esperança, cuidado, interesse genuíno

Vá à janela. Vá e convide os seus vizinhos mais velhos para uma conversa.

 

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

 

Pub

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.