Prevenir disseminação da Covid-19

Resíduos | Barcelos e Resulima apelam à separação e reciclagem com cuidados redobrados

Resíduos | Barcelos e Resulima apelam à separação e reciclagem com cuidados redobrados

Pub

 

 

Sendo de esperar que aumente a produção de lixo doméstico, em virtude da declaração do Estado de Emergência que veio reforçar a permanência de muitas famílias na sua habitação, ao impor alguns limites à circulação de pessoas como uma das principais formas de prevenir a propagação do novo Coronavírus causador da Covid-19, o Município de Barcelos e a Resulima apelam por isso ao sentido cívico dos munícipes para que reduzam a quantidade de lixo indiferenciado, separem os resíduos e o coloquem nos respetivos contentores, seguindo as indicações de reciclagem de produtos e embalagens.

Por outro lado, e tendo em conta as recomendações da Direção-Geral da Saúde e os despachos internos do Município, tendo em vista a prevenção da propagação do vírus Covid-19, encontra-se suspenso o serviço de recolha e entrega de objetos volumosos fora de uso, vulgo ‘monstros’.

Os pedidos entretanto realizados serão satisfeitos logo que estejam reunidas as condições sanitárias para o efeito.

Resulima recomenda mais e melhores cuidados com lixo doméstico

Atendendo à necessidade de medidas de prevenção suplementares motivadas pela Covid-19, A Resulima fez também saber que deve haver novos cuidados na deposição dos resíduos urbanos.

Durante este período de combate à pandemia, a Resulima solicita assim à população que todos cumpram novas regras no manuseamento do lixo doméstico:

  1. Se tiver, na sua família pessoas infetadas (ou com essa suspeita) lembre-se que os seus resíduos também podem estar infetados. Nesse caso deverá:
  • Colocar os resíduos em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade (não encher os sacos);
  • Os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de um segundo saco, por sua vez também hermeticamente fechado, e este deve ser depositado no contentor de lixo comum (resíduos indiferenciados).
  • Os sacos devem ser sempre colocados dentro do contentor; não deixe o saco no chão. Se estiver cheio, coloque no contentor mais próximo ou utilize quando estiver disponível.
  1. Para além disso, máscaras, luvas e lenços devem ser sempre colocados no contentor do lixo comum.

Os trabalhadores da Resulima continuam todos os dias a contribuir para a limpeza das nossas ruas, através da recolha seletiva, e a garantir o tratamento dos nossos resíduos. A melhor forma de lhes agradecer é partilhar e cumprir estas regras e ser compreensivo para com as adaptações à recolha que o seu município e a Resulima poderão ter de fazer.

 

Fontes: Barcelos, Resulima; Imagem:

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.