Galardão distingue boas práticas ao nível da igualdade de género, da cidadania e não discriminação, bem como da conciliação entre a vida familiar e profissional

Reconhecimento | Barcelos recebe prémio ‘Viver em Igualdade’

Reconhecimento | Barcelos recebe prémio ‘Viver em Igualdade’

Pub

 

 

O Prémio “Viver em Igualdade”, atribuído ao Município de Barcelos, foi entregue à Vereadora do Pelouro de Ação Social, Armandina Saleiro, numa sessão realizada no Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira. O evento contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, e de Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

O galardão premeia as autarquias que se distinguem pelas boas práticas na integração da dimensão da igualdade de género, cidadania e não discriminação, quer na sua organização e funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas. Para lá disso, enaltece também o trabalho que o Município de Barcelos e as instituições do concelho têm vindo a desenvolver na defesa de uma comunidade mais integrativa, privilegiando a proximidade e a identificação das necessidades locais, regionais e nacionais para a afirmação de uma sociedade mais ativa, equitativa e inclusiva.

Viver em Barcelos sem constrangimentos em estereótipos de género

Armandina Saleiro mostrou-se muito satisfeita com a atribuição deste prémio a Barcelos, “uma vez que ele vem reconhecer as boas práticas e todo o trabalho efetuado ao nível da igualdade de género, da cidadania e não discriminação, da conciliação entre a vida familiar e profissional, entre outras, sendo um Município considerado como um dos melhores para viver em igualdade”. Com este compromisso e ações, diz ainda a Vereadora do Pelouro de Ação Social, “pretende-se que no concelho de Barcelos todas as pessoas tenham condições para tomarem opções na sua vida pessoal e profissional sem constrangimentos baseados em estereótipos de género e que homens e mulheres, na sua participação coletiva na sociedade, tenham o mesmo nível de decisão e de reconhecimento”.

(Des)Igualdade em foco em Barcelos entre 17 e 24 de outubro

Ainda neste âmbito, o Município de Barcelos aderiu à Semana Nacional pelo Combate às Desigualdades, que decorreu entre 17 e 24 de outubro, sob o tema “Igualdade, Participação e Inclusão”.

No dia 24 de outubro assinalou-se o Dia Municipal para a Igualdade e o Município comemorou a efeméride com uma campanha de sensibilização, tendo sido colocadas mensagens alusivas ao tema em bancos no centro da cidade e uma exposição na Biblioteca Municipal de Barcelos de obras literárias na área da igualdade e não discriminação, de forma a chamar a atenção à comunidade para estas questões.

‘Igualdade é desenvolvimento’

“Igualdade é desenvolvimento” foi a expressão utilizada pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, durante a abertura da cerimónia da entrega dos galardões dos Prémios Viver em Igualdade, que decorreu no dia 23 de outubro, em S. João da Madeira. A candidatura ao galardão teve, este ano, um recorde de candidaturas (32), demonstrando que os governos locais estão apostados em prosseguir um caminho de inclusão e promoção da igualdade.

Para Rosa Monteiro, “os municípios são parceiros de qualquer governo, na implementação de políticas promotoras de mais igualdade e menos discriminação.” Apesar de todas as medidas já implementadas individualmente pelas autarquias, o que faz destas “agentes estratégicos no desenvolvimento e planeamento de ações concretas de promoção da igualdade”, os municípios continuam a aceitar, cada vez mais, trabalhar em conjunto com o Estado. Só assim se compreende que “apenas este ano, já tenham sido assinados 218 protocolos de parceria entre as Câmaras Municipais e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género”, destacou a governante.

‘Viver em Igualdade’ 2020-2021: premiados

A 5ª Edição do Prémio ‘Viver em Igualdade’ 2020-2021 distinguiu com Prémio e com Menção Honrosa, os seguintes municípios:

Atribuição de Prémio:

1. Município de Abrantes
2. Município de Angra do Heroísmo
3. Município de Barcelos
4. Município de Cascais
5. Município de Fafe
6. Município de Figueira da Foz
7. Município de Guimarães
8. Município de Horta
9. Município de Lagoa (Algarve)
10. Município de Lousã
11. Município de Matosinhos
12. Município de Mirandela
13. Município de Oliveira do Hospital
14. Município de Póvoa do Lanhoso
15. Município de Tábua

Atribuição de Menção Honrosa:

1. Município de Alfândega da Fé
2. Município de Almada
3. Município de Amarante
4. Município de Faro
5. Município de Felgueiras
6. Município de Funchal
7. Município de Mangualde
8. Município de Oliveira de Azeméis
9. Município de Santarém
10. Município de São Roque do Pico
11. Município de Seixal

*

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo. Pode fazê-lo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.