Milhares de visitantes buscam águas, areias e ar, mas também restaurantes de excelência

Reconhecimento | Apúlia distinguida pela excelência na categoria Praias do Prémio Cinco Estrelas Regiões

Reconhecimento | Apúlia distinguida pela excelência na categoria Praias do Prémio Cinco Estrelas Regiões

Pub

 

 

A praia da Apúlia, localizada no concelho de Esposende e cuja localidade integra a rota do Caminho Português da Costa em direção a Santiago de Compostela, foi distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria de Praias, após a votação nacional que registou a participação de mais de 300 mil pessoas. Praia de caraterísticas naturais únicas, a Apúlia reúne condições especiais para a prática balnear durante o verão. Durante esta época do ano, são milhares os visitantes que se deslocam à região em busca da qualidade das suas águas, areias e ar, mas também dos restaurantes onde se come boa sardinha e outros outros peixes frescos, bem como mariscos.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões distingue o que de melhor existe em cada uma das regiões do país, em áreas distintas como recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outras referências regionais e nacional.

Pelas suas excecionais caraterísticas, a Praia de Apúlia atrai inúmeros veraneantes, contudo, a elevada densidade populacional verificada no período balnear, não contribui para a degradação da qualidade ambiental.

A atenção dispensada pelo Município de Esposende ao longo dos últimos anos, mediante um investimento contínuo e sustentado, permite reunir, na praia de Apúlia, todos os requisitos para uma oferta turística e ambiental de qualidade, reforçando a condição de destino balnear de excelência.

A atribuição do galardão Bandeira Azul – pela primeira vez em 1987 e ininterruptamente desde 2003 – confirma o cumprimento de um vasto conjunto de critérios, especialmente de qualidade da água, fruto de inúmeros investimentos do Município, nomeadamente na área do saneamento básico, recebendo o galardão “Grau Ouro”, referente à qualidade da água, apresentando elevados índices de segurança.

Apúlia está entre as poucas praias do país preparada para receber pessoas com mobilidade condicionada e tem acolhido a Bandeira Qualidade de Ouro, pela excelência da água e do areal. Apúlia tem sido distinguidas pela Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, como praia “Zero poluição”, devido ao facto de, ao longo das últimas épocas balneares, ter obtido classificação “Excelente”.

Muito procurada durante o verão, estão disponíveis nesta praia completas infraestruturas de apoio aos veraneantes. No início de cada época balnear, a Câmara Municipal de Esposende tem-se encarregado de repor o areal e assegurar a limpeza diária, disponibilizando ainda nadadores-salvadores. Para lá disso, é também instalada na Apúlia, todos os anos, uma biblioteca de praia que faculta livros e jornais aos veraneantes. Mais a sul da freguesia, a praia da Ramalha, está vocacionada para acolher animais domésticos, numa iniciativa inédita no país.

A construção da ecovia do Litoral Norte, ao longo de toda a costa, desde Caminha até à praia da Ramalha, afigura-se como o mais recente eixo de turismo sustentável.

A aposta na praia de Apúlia é também marca do trabalho de entidades e instituições privadas. A promoção da região é constante, como comprovam os campeonatos de futebol e voleibol de praia ali realizados com regularidade, ou a 9.ª etapa do Tour Mundial da Strongman Champions League que ali se realizou, entre outros eventos.

Na praia de Apúlia é possível usufruir dos prazeres do estio e assistir à chegada da faina piscatória, com os barcos que atravessam o areal até se alinharem na praça sobranceira. Os moinhos de vento são marca de referência da identidade do local, bastas vezes referenciados em fotografia posta, refletindo toda a singela beleza do local.

Fonte: Município de Esposende; Imagens: (0) Apúlia, (1) Município de Esposende, (2) Paula Peliteiro

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.