Recuperação da totalidade do edifício aguarda apoios do Norte 2020

Património | Capela de Nossa Senhora da Conceição é património simbólico de Guimarães

Património | Capela de Nossa Senhora da Conceição é património simbólico de Guimarães

Pub

 

 

Este domingo, 8 de dezembro, assinalaram-se as celebrações religiosas em honra de Nossa Senhora da Conceição com uma razão extra para celebrar, depois de concluída a primeira fase das obras de restauro da Capela da Senhora da Conceição, em Azurém, com apoio da Câmara Municipal vimaranense num valor a rondar os 400 mil euros.

Nesta primeira fase da obra registaram-se intervenções de montra no restauro dos telhados, paredes, a torre sineira e sacristia, num processo que demorou dois anos. Segundo Padre Queirós de Carvalho, “houve uma intervenção de fundo e delicada ao nível de paredes e telhados, com a recuperação total do edifício do sacristão, com ligação à Capelinha” destacando as intervenções no teto da nave, soalhos e sacristia. Para completar a recuperação total é necessário ainda a intervenção do azulejo, nos altares laterais, na tribuna e ainda a recuperação do orgão do século XVII.

O Presidente do Município vimaranense, Domingos Bragança, que visitou o monumento classificado e assinalou a “valorização patrimonial” da Capela da Nossa Senhora da Conceição, considera que este imóvel do Século XVI, classificado como sendo de interesse público, se encontrava “num estado muito mau de conservação, cuja recuperação poderia ser irreversível se não fosse efetuada esta intervenção, perante o estado de degradação em que se encontrava”.

Definido como património vimaranense, a recuperação da Capela da Nossa Senhora da Conceição merece especial atenção da Câmara Municipal de Guimarães. Domingos Bragança considera “fundamental” a continuidade da recuperação do património, e nesse sentido já foi concretizada uma candidatura ao programa comunitário Norte 2020 para assegurar o investimento em falta. “Concretizou-se uma parte importante da obra, mas nem tudo está feito e esperamos uma decisão sobre a candidatura submetida ao programa Norte 2020 para dar seguimento à segunda fase das obras”, mencionou o Presidente da Câmara Municipal, reforçando que “a Capela da Nossa Senhora da Conceição é um património de grande valor simbólico para Guimarães”.

Fonte e Imagens: Município de Guimarães

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categories: Cultura, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.