Município alerta para necessidade de cumprimento estrito de regras de convivência social indispensáveis ao combate adequado à Covid-19

Pandemia | Cerimónias religiosas de Fiéis Defuntos ausentes de cemitérios em Esposende

Pandemia | Cerimónias religiosas de Fiéis Defuntos ausentes de cemitérios em Esposende

Pub

 

 

Atendendo à esperada enorme afluência de público, habitual nestas datas, Esposende proibiu a realização de cerimónias religiosas nos cemitérios municipais do concelho no dia dos Fiéis Defuntos, 1 de Novembro, assim evitando as romagens a estes locais. Devido aos constrangimentos da pandemia provocada pela Covid-19, a autarquia aconselha os seus munícipes a respeitarem as regras vigentes, deixando ao critério individual a realização de uma romagem pessoal, dentro das determinações estabelecidas.

Após contactos com as autoridades de saúde, nomeadamente o Delegado de Saúde, Aristides de Sousa, bem como com o Comandante Distrital de Operações de Socorro (CODIS) Hermenegildo Abreu, o Município de Esposende informa que não ocorrerá qualquer celebração no espaço dos Cemitérios, sendo expectável que na quarta-feira seja emanada uma orientação nesse sentido pelo Arcebispo da Arquidiocese de Braga D. Jorge Ortiga.

Os cemitérios poderão estar abertos, desde que cumpram as seguintes regras:

  • acesso a um máximo de cinco (5) pessoas em simultâneo por cada 100m2
  • uso de máscara;
  • disponibilidade de gel desinfetante;
  • recomendação de uso de material próprio (vassouras, baldes, etc.), não devendo haver partilha; e
  • espera no exterior para a entrada no cemitério deverá reger-se pelas regras de distanciamento social em vigor.

Mais aconselha o Município de Esposende que deverá sensibilizar-se toda a comunidade para que possa, nos dias anteriores, realizar as tarefas de limpeza e, assim, minimizar-se o tempo de permanência nos cemitérios no dia de usual maior afluência.

O Município de Esposende realça que as presentes orientações são passíveis de alteração, na medida em que, a todo o momento, poderão vir a ser publicadas distintas medidas de abrangência nacional ou distrital.

A Câmara Municipal de Esposende está ao dispor dos munícipes, para o esclarecimento de qualquer questão que possa surgir, sendo certo que será da maior importância que os procedimentos aqui descritos sejam transversalmente observados em todas as freguesias.

 

Fonte e Imagem: Município de Esposende

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo. Pode fazê-lo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categories: Agenda, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.