Domingos Bragança: Ficaremos no topo das cidades europeias no que diz respeito a ligações viárias

Mobilidade | MetroBus ligará Braga e Guimarães e Linha Porto-Vigo

Mobilidade | MetroBus ligará Braga e Guimarães e Linha Porto-Vigo

Pub

 

 

“O MetroBus anunciado para Guimarães e Braga, no Programa Nacional de Investimentos, é uma solução de mobilidade que, no caso da Cidade Berço, vem dar resposta à ligação intraconcelhia, operando no eixo que liga Moreira de Cónegos à Vila das Taipas, restruturando o sistema urbano do concelho de Guimarães de uma forma sistémica”, considerou Domingos Bragança, presidente do Município de vimaranense, no final da Reunião do Executivo Municipal que decorreu na manhã desta segunda-feira, 26 de outubro.

Em Guimarães e em Braga, o Metro-Bus não dispensará, assim, uma ligação entre as duas cidades, que deverá ser feita, preferencialmente, por um metro de superfície (tramway), com a indispensável ligação ao eixo de alta velocidade ferroviário, que ligará o Porto a Vigo, ligação essa a ser concretizada no horizonte temporal de 2020 a 2030, conforme anunciou recentemente o Governo.

Trabalhos preparatórios têm de estar prontos até 2025

A esse propósito, Domingos Bragança referiu ser necessário “começar já a trabalhar, caso contrário perdemos esta oportunidade”, acrescentando também o trabalho já efetuado, nomeadamente reuniões com o Governo, bem como entre equipas de técnicos dos Municípios de Guimarães e Braga.

“Até 2025, o trabalho que realizarmos será decisivo, uma vez que a partir dessa data entraremos na fase de execução em obra. É por esse motivo que os estudos que estão a ser elaborados por uma equipa dedicada ao sistema de transportes dos dois Municípios é fundamental para que sejam tomadas as melhores opções para o futuro. Com estas ligações internas e posterior ligação entre Guimarães e Braga, ficaremos no topo das cidades europeias no que diz respeito a ligações viárias”, frisou.

 

Imagem: Município de Guimarães

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.