Vila Nova de Famalicão

Ensino | Viver a Primavera na Gerações com novos espaços de brincadeira ao ar livre

Ensino | Viver a Primavera na Gerações com novos espaços de brincadeira ao ar livre

Pub

 

 

 

Influenciado pela filosofia, princípios objetivos do projeto internacional “Ser Criança é Natural”, da autoria da pedagoga brasileira Ana Carol Thome, um projeto que procura valorizar as brincadeiras e as atividades das crianças ao ar livre e em contacto com a natureza, a Associação Gerações procedeu, no dia 22 de março, no início da Primavera, à reinauguração dos seus espaços exteriores, adequando-os globalmente à doutrina deste projeto internacional.

 

 

Em Portugal, o investigador e professor universitário Carlos Neto, da Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa,  é pioneiro da ideia forte de que “é urgente as crianças brincarem mais no exterior, ao ar livre e na natureza”, é importante que “as crianças brinquem como antigamente”, defendendo que todas devem utilizar os espaços exteriores e valorizando a importância das crianças testarem os seus limites, através do jogo e do brincar. Carlos Neto tem sido o grande inspirador da nova “área dos circuitos e desafios”.

Reorganização e remodelação dos espaços exteriores

A Gerações, sob a orientação técnica e pedagógica dos seus responsáveis, subdividiu os seus enormes e aprazíveis espaços exteriores nas seguintes novas áreas: parque da creche, área das construções ao ar livre, minianfiteatro ao ar livre, área desportiva, área do grande parque, área dos circuitos e desafios e área da cozinha criativa.

De acordo com a sua idade e podendo escolher, sob orientação das responsáveis, aquilo que mais gostam, as crianças que frequentam a Associação Gerações têm à sua disposição espaços e materiais de jogo e de brincadeira que lhes dão a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades motoras e sensoriais, de fazerem construções com madeiras, pinhas, conchas e pedras, de terem um lanche no exterior, de ouvir uma história, de participar numa palestra educativa ou numa atividade musical, de jogar futebol, de se divertirem em aparelhos de escorrega, baloiço e balancés, de se envolverem em atividades de roda e de grupo, de participarem em jogos feitos com materiais como paletes, pneus e estruturas de madeira e de brincarem na área do faz de conta associada aos cozinhados com terra, lama, folhas, madeiras e outros elementos naturais, servidos em mesas e cadeiras feitas com troncos de árvores.

Envolvimento dos pais 

Os pais das crianças da Associação Gerações envolveram-se também com entusiasmo no arranjo e na decoração destes novos espaços, fazendo cata- ventos e animais de plástico reciclado, flores para decorar as redes, grinaldas e outros materiais que ficaram também eles a embelezar e a dar uma graça e um encanto especial aos novos espaços.

Viver a Primavera na Gerações

O dia 22 de março foi um grande dia de brincadeira e de jogos diversos para todas as crianças, distribuídas pelos diferentes espaços, segundo critérios pedagógicos. A TUSEFA – Tuna Sénior de Vila Nova de Famalicão participou também da animação neste dia, cantando e tocando para todos as suas modas tradicionais, em ambiente alegre, descontraído, afável e carinhoso.

Neste tempo de início da Primavera, houve ainda lugar à realização da primeira “sexta-feira sobre rodas”, um projeto que envolveu bicicletas, triciclos, trotinetes e carrinhos de rolamentos que entusiasmou sobretudo as crianças mais crescidas da Associação Gerações.

 

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.