Maria José Fernandes: ‘O online é cada vez mais uma realidade nas nossas vidas’

Ensino | IPCA na era da Covid-19: e-learning com balanço positivo

Ensino | IPCA na era da Covid-19: e-learning com balanço positivo

Pub

 

 

Três semanas depois das aulas presenciais terem sido suspensas, a 10 de março, devido à pandemia da Covid-19, o Instituto Politécnica do Cávado e do Ave – IPCA, de Barcelos, conseguiu de imediato dar continuidade às aulas no modelo de ensino a distância. De facto, 5.000 estudantes e cerca de 450 docentes adaptaram-se rapidamente a uma nova realidade de ensino, não colocando em causa o normal funcionamento das atividades letivas.

“Temos que nos adaptar e está tudo a decorrer a bom ritmo”, garante a presidente do IPCA, Maria José Fernandes. “Passadas três semanas, o balanço das aulas em formato digital é positivo. Com o esforço acrescido dos docentes, estudantes e colaboradores as aulas continuam a decorrer dentro da normalidade possível face à situação atual em que nos encontramos”.

A presidente esclarece ainda que o normal, hoje em dia, é o online ser “cada vez mais uma realidade nas nossas vidas”. O online entrou já antes se fazia sentir na instituição, mas agora  é a realidade do dia a dia: o IPCA tem aulas online, o IPCA faz as reuniões online…

João Pereira, o presidente da Associação Académica do IPCA desde 2019,  voz dos estudantes, lembra que as rotinas foram alteradas e as salas de aulas deram origem aos ecrãs dos computadores e a uma adaptação a novos meios de aprendizagem: “As videoaulas têm funcionado da melhor forma, também por uma adaptação já existente na instituição com cursos já a serem lecionados em ensino a distância”.

Paula Rocha, estudante do 2º ano do curso de Solicitadoria em regime pós-laboral, está satisfeita pelo facto de continuar a ter aulas, que estão a ter uma boa adesão, e não ter necessidade de interromper o ano letivo. “As aulas por videoconferência correm bem. A nossa participação pode ser verbal ou no chat. Quando resolvemos problemas práticos, temos um tempo para os fazer, como em contexto de sala de aulas, e temos os professores sempre online para esclarecermos as nossas dúvidas”.

 

Fonte e Imagem: IPCA

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.