Alunos terminam ano letivo com ensino à distância

Ensino | Guimarães supre carências de alunos sem equipamento e internet

Ensino | Guimarães supre carências de alunos sem equipamento e internet

Pub

 

 

Guimarães irá disponibilizar 5 centenas de tablets até aqui utilizados nos projetos educativos aos alunos do 1.º Ciclo que não têm equipamento tecnológico, tendo em linha de conta as medidas anunciadas pelo Governo no âmbito do ensino à distância para o 3.º período escolar.

A medida, a implementar pelo município vimaranense, contempla ainda a aquisição e disponibilização de outros 500 equipamentos idênticos com acesso à Internet, para suprir as carências dos alunos que não têm equipamentos nem acesso à rede.

Desta forma, ficará resolvido no imediato a questão dos alunos do 1.º ciclo, no âmbito das competências da Educação na Câmara Municipal de Guimarães. A entrega dos equipamentos será definida entre as escolas e as famílias.

Alunos do ensino secundário têm menos carências de equipamento

Em articulação com as escolas Básicas do 2º e 3º ciclos e as Escolas Secundárias, decorrem já os contactos para ajudar na resolução dos problemas que afetam os alunos destes níveis de ensino a fim de terem acesso aos meios necessários para corresponder ao ensino à distância.

Estas medidas resultam do levantamento efetuado pelas escolas do concelho, sendo que 20% dos alunos do 1º Ciclo não têm equipamento tecnológico e 10% dos alunos não têm acesso à Internet. No caso do ensino secundário este cenário é menos grave, apenas 10% dos alunos não têm equipamento tecnológico e 5% não têm acesso à Internet.

Nenhum aluno excluído do ensino à distância

A Educação foi sempre uma prioridade da Câmara Municipal de Guimarães em plano de igualdade para as crianças de todo o território e nesta altura é ainda mais importante garantir que nenhuma criança fica de fora, que nenhuma criança fica “desligada” do mundo escolar e das aprendizagens.

O município lembra ainda que, tal como foi anunciado pelo Governo esta quinta-feira, o 3.º período recomeça a 14 de abril sem aulas presenciais para o ensino básico, do 1.º ao 9.º ano. Os exames e Provas de Aferição do 9.º ano foram canceladas, enquanto os exames nacionais do ensino secundário adiados para julho, entre os dias 6 e 23, com segunda fase em setembro, entre os dias 1 e 7.

Do 1.º ao 10.º ano, todos os níveis de ensino vão finalizar o ano letivo com ensino à distância. Os alunos do 11.º e 12.º ano, quando possível e sem data definida, retomarão aulas presenciais nas disciplinas submetidas a exame nacional.

 

Fonte e Imagem: Município de Guimarães

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

Como qualquer outra, a Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.